Plantas e alimentos medicinais: conheça os benefícios

Além de trazer energia aos nossos corpos, muitas frutas, verduras, legumes e ervas trazem benefícios que muitas vezes, são desconhecidos pela maioria das pessoas. Pensando nisso, fizemos uma seleção das principais plantas e alimentos medicinais que podem te ajudar a ter uma vida melhor.

AÇAFRÃO

O açafrão é uma das plantas e alimentos medicinais mais potentes que existem, pois é rico em antioxidantes, que atuam contra doenças cardiovasculares e o câncer. Além disso, ele também é diurético e facilita a digestão.

ALCACHOFRA

Essa é uma das plantas e alimentos medicinais que mais trazem benefícios para o fígado. Afinal, a alcachofra aumenta a produção de bile, facilitando a eliminação das toxinas presentes nesse órgão.

ALECRIM

Ótimo contra a retenção de líquidos, livra o corpo de toxinas e combate o cansaço mental.

ALHO

Se tem um alimento que não poderíamos deixar de citar é o alho, afinal já fazem séculos que suas qualidades medicinais são reconhecidas. Dentre as principais, estão: ação antioxidante, proteção do coração e diminuição da pressão arterial.

BANANA

Você sabia que a banana também possui propriedades que fazem dela uma das principais plantas e alimentos medicinais? Inclusive, toda a bananeira pode trazer benefícios para a saúde. Os frutos maduros, por exemplo, impedem o aumento da pressão arterial, combatem a depressão e amenizam alergias. As bananas verdes ajudam a combater diarreias infantis, diminuem o colesterol e evitam úlceras. Suas cascas são ricas em minerais e tem ação diurética, enquanto sua seiva é um excelente remédio para feridas. Já a bananeira é uma ótima combatente à diabete, pois suas flores podem ser usadas para a produção de suplemento alimentar para quem possui essa doença, o suco de seu tronco ajuda no tratamento e sua parte subterrânea já mostrou resultados positivos em testes para a diminuição do açúcar no sangue.

CANELA

Seja em pau ou em pó, ela atua principalmente no cérebro, melhorando sua cognição, memória e atenção.

CEBOLA

Uma das melhores plantas e alimentos medicinais para prevenir doenças respiratórias, como gripes e resfriados, é a cebola. Além disso, ela também é rica em antioxidantes, diminuindo as chances de um câncer no estômago. Também tem propriedades anti-inflamatórias, circulatórias e diuréticas.

CHÁ VERDE

Essa bebida ficou ainda mais popular nos últimos anos, principalmente entre as pessoas que desejam perder peso. Mas esse não é seu único benefício. Ele também tem ação antioxidante, atuando principalmente na prevenção do câncer. Além disso, as folhas utilizadas para fazer o Chá Verde também podem ser usadas para fazer um eficaz antibiótico.

COENTRO

Quer envelhecer mais devagar? O coentro pode te ajudar. Por ser rico em antioxidantes e fibras, ele combate o envelhecimento precoce e ainda atua contra doenças cardiovasculares.

GENGIBRE

dentre as substâncias que fazem parte desta raiz, as principais são o cobre, magnésio, potássio e vitamina B6. Ótimo para dores de cabeça e sintomas da TPM.

HORTELÃ

Dentre os principais benefícios desta erva está sua ação anti-inflamatória. Além disso, também auxilia a digestão de gorduras.

MANJERICÃO

Possui vitaminas A, C e K. Também é rico em ferro, possui magnésio, fibras, cálcio e potássio. Por isso, é uma erva anti-inflamatória, que combate gripe, cólicas e prisão de ventre. Também é ótima para melhorar o hálito.

RAIZ DO DENTE DE LEÃO

Você provavelmente não sabe, mas a raiz do dente de leão traz inúmeros benefícios para o corpo, especialmente para o fígado. Dentre eles, estão a melhoria na desintoxicação e limpeza desse órgão. Ela também ameniza sintomas causados pelas deficiências neste órgão, como problemas de pele, dores de cabeça, entre outros.

Voltar