Organizando e aproveitando espaços: apartamento pequeno

Não é novidade para ninguém que os apartamentos das grandes metrópoles estão cada vez menores. Isso acaba sendo um desafio para quem possui muitos objetos e precisa colocar todos eles em um espaço pequeno. É claro que para deixar qualquer lar em ordem, independentemente de seu tamanho, é necessário manter boas práticas diárias. Mas, se você está curioso para saber o que as pessoas que estão organizando apartamento pequeno podem fazer para aproveitar todo a área disponível, confira nossas dicas a seguir.

Descarte

Não tem como fugir! A primeira dica para quem deseja organizar um espaço é sempre começar descartando o que não precisa mais. Isso serve para roupas, livros, papéis e qualquer outro objeto da casa. Nesse momento, é fundamental praticar o desapego pelos itens materiais e dar um destino correto para eles, seja a doação, o descarte ou a lixeira.

Crie categorias

Depois de descartar, quem está organizando apartamento pequeno deve criar categorias com as coisas que ficaram. Somente dessa forma você saberá ao certo a quantidade de cada item e poderá encontrar o melhor local para guardá-lo. Você pode inclusive fazer subcategorias. O importante é montar uma ordem que faça sentido para você. Por exemplo, junte todos os seus livros, mesmo que eles estejam em cômodos diferentes. Conte e separe-os de acordo com seus tipos. Pode ser pela função deles, temas, gêneros, entre outros. Depois, no momento de organizá-los, você pode colocá-los em ordem alfabética, para ficar mais fácil de encontrar o que você precisa.

Preste atenção na papelada

Essa é uma dúvida de muitas pessoas, mas a verdade é que você dificilmente precisa de todos os papéis que guarda na sua casa. Sendo assim, quem está organizando apartamento pequeno deve descartar praticamente toda a papelada. É claro que documentos e boletos devem ser guardados e separados de acordo com seu tipo. Mas considere que até alguns deles podem ser digitalizados, o que impede que eles ocupem o espaço físico do seu lar.

Móveis sob medida

Quem já vive em uma casa pequena sabe a importância dos móveis planejados. Afinal, eles te ajudam a aproveitar todo o espaço disponível nos cômodos. Por essa razão, vale a pena contratar um designer de interiores ou uma empresa especializada nesse segmento.

Produtos organizadores

Para que qualquer casa fique organizada, os produtos organizadores são grandes aliados. Mas, para as pessoas que estão organizando apartamentos pequenos, eles são praticamente indispensáveis. Existem diversos modelos disponíveis, com funções diferentes: colméias, cestos, sapateiras, gavetas, nichos, caixas, envelopes e até gabaritos para dobra de roupas. A grande maioria deles pode ser aproveitado em todos os cômodos, do seu quarto até a lavanderia.

Faça isso antes da mudança

Se você ainda não se mudou, procure seguir todas as dicas acima com antecedência. Dessa maneira, até a própria mudança se torna mais fácil. Afinal, você já separará as caixas de acordo com suas categorias e saberá exatamente onde deixá-las enquanto arruma o novo lar.
Voltar