Organização para a volta às aulas

Matéria divulgada no Blog Elo7, no dia 15 de fevereiro de 2016.

Para algumas famílias as férias escolares estão acabando e este período do ano exige planejamento para a compra de material escolar, rotina de estudos e de algumas atividades extracurriculares das crianças. No post de hoje vamos falar sobre a organização para a volta às aulas, afinal, é uma época muito importante para que as crianças entendam algumas regrinhas de organização. Vamos lá?

Seu filho se acostumou com uma determinada rotina durante as férias que normalmente é bem diferente em relação à horários de dormir, ver TV e brincar, então aos poucos o traga para a realidade:

Conforme a idade da criança, tire um dia para aquela faxina do quarto junto com ela. Não faça disso uma tarefa chata, mude um pouco o visual do cantinho de estudo introduzindo algo novo como divisórias nas gavetas, porta-revistas para colocar apostilas, cestinhos ou latinhas coloridas para lápis de cor, mudar etiquetas, etc.

organizadordelata

Passo a passo em um minuto de como fazer um organizador de latas.

Aproveite este momento e verifique se o brinquedo não está invadindo a área do estudo delimitando o espaço de cada coisa. Avalie também espaços específicos para organizar material de atividades extracurriculares (xadrez, mangá, etc) e até do material escolar também. Avalie tudo o que ainda está em bom estado antes de sair comprando tudo novo: borrachas, lápis, apontador, cadernos, réguas, mochila, etc. Por falar em mochila, uma boa lavagem a seco na lavanderia pode recuperar o visual dela sem necessidade de comprar uma nova.

Monte junto com seu filho a rotina de atividades de cada semana, faça bem colorido que ele vai gostar, verifique se realmente tudo estará de fácil acesso e entendimento para montar a mochila da escola durante a semana.

Verifique também a ergonomia da área de estudo, os pequenos crescem de uma hora para outra, a cadeira tem ajuste? A criança passará a usar o computador com mais frequência? A posição da tela do computador está na direção dos olhos? Os cotovelos e as mãos estão alinhados com a bancada? É necessário um descanso para os pés?A luz está adequada para fazer as lições de casa?

Com relação às atividades extracurriculares pode ser interessante criar como se fossem kits dentro do guarda-roupa e na bancada de estudo também. Por exemplo, a criança faz natação e desenho Mangá, no guarda roupa tenha uma prateleira, cesta, gaveta ou outra mochila com tudo que se refere à atividade natação, na bancada de estudo o mesmo raciocínio para o Mangá, tenha mais que um estojo montado para cada atividade, isso evita esquecimentos de lápis e canetas na hora de ir para a outra atividade.

Para economizar faça a compra de material escolar junto com outros pais para conseguir descontos, pesquise em sites os preços do material escolar para ter ideia de valores e reconhecer possíveis abusos, aproveite e fique de olho no código do consumidor e confronte a escola de seu filho se enviar uma lista de material escolar abusiva pedindo, por exemplo, produtos de limpeza, higiene ou excesso de algum material escolar.

Por experiência própria pode ser interessante dar um passadinha no oculista e ver se o seu filho esta em dia com a visão, pra as crianças que já usam óculos isso é rotina, a questão é justamente para que não usa, então, não custa nada dar uma conferida.

Agora é mãos a obra e boa volta às aulas!

Fonte: http://blog.elo7.com.br/casa/organizacao-para-a-volta-as-aulas.html

Voltar