Organização de guarda-roupas: O que pendurar e o que dobrar?

Manter a organização de guarda-roupas é fundamental para facilitar as tarefas do dia a dia. Afinal, saber exatamente onde está cada peça torna o momento de escolher o look muito mais rápido e prazeroso. Mas, além das dúvidas com relação aos melhores lugares para guardar cada coisa, muitas pessoas também se perguntam qual é a melhor forma de organizá-las. Por isso, preparamos esse texto para você aprender, de uma vez por todas, o que deve ser pendurado e dobrado!

Conheça o tecido de cada roupa

Algumas pessoas acham que o ato de pendurar ou dobrar as roupas só deve ser pensado para melhorar a disposição das peças e ganhar mais espaço no armário. É claro que isso também é importante na organização de guarda-roupas. Mas, é primordial que você saiba que alguns itens podem inclusive deformar se forem guardados de maneira equivocada, o que afeta a duração de cada peça. Por isso, é necessário que você veja o tecido de cada roupa antes de decidir o melhor lugar para colocá-la. No geral, você pode seguir as dicas abaixo:

– Pendurar tecidos planos, como linho, brim, tricoline, seda e crepe. Eles são mais rígidos, não tem elasticidade e amassam facilmente.

– Dobrar tecidos de malha, como lã, lycra, polyester, malha fina, Jersey e tricô. Como são maleáveis, podem acabar esgarçando, pegando o formato do cabide ou ficando marcados.

Pendurar

Na hora de pendurar os itens para fazer a organização de guarda-roupas, o ideal é colocar uma peça em cada cabide. Recomenda-se também que as roupas fiquem todas voltadas para o mesmo lado e que os cabides sejam padronizados. Mas o que pendurar? Além dos tecidos citados anteriormente, você também deve pendurar peças de viscose e fibra natural, como algodão. No geral, os itens que possuem esse tipo de tecido são:

– Camisas;

– Tomara que caia;

– Regatas de alças finas;

– Calças de seda, linho e alfaiataria;

– Saias e bermudas de tecido plano;

– Casacos estruturados;

– Peças em couro (para não marcar e mofar);

– Blazers;

– Vestidos de tecido plano;

Dicas extras:

– Para calças, saias, shorts e blusinhas, utilize presilhas nos cabides.

– Para blazers, use cabides de madeira e com ombreira.

– Peças leves, como camisas e blusinhas, podem ser colocadas em cabides finos.

Dobrar

Muitas peças são dobradas na hora da organização de guarda-roupas e às vezes, pode ser que falte espaço para isso. Se esse for o seu caso, uma boa ideal é fazer rolinhos com os itens. Além disso, você também pode usar revistas para padronizar a dobra de camisetas e blusas, dessa forma o seu armário ficará com um aspecto ainda mais organizado. Lembrando que, as melhores peças para serem dobradas são as de malha, pois são mais pesadas e flexíveis. Isso inclui roupas com tecido sintético, elastano, tricô e lã (além das citadas anteriormente). Sendo assim, os itens que devem ser guardados dobrados são:

– Camisetas;

– Casacos de tricô;

– Blusas de lã;

– Vestidos de malha;

– Pijamas;

– Roupas de ginástica;

– Meias;

– Biquínis e cangas;

– Calças, shorts e saias de malha;

– Roupas íntimas (cuidado com bojos de sutiã, que não podem ser dobrados).

Pendurar ou dobrar

Também existem peças que podem ser guardadas ou penduradas. Nesse caso, tudo vai depender do espaço disponível no seu guarda-roupa. São elas:

– Shorts;

– Bermudas;

– Saias;

– Calças;

– Peças em jeans.

Agora que você já sabe como guardar cada peça, já pode começar a organização de guarda-roupas. Mas, se tiver alguma dúvida, não deixe de procurar um especialista. A Benfatto Organiza, por exemplo, busca as melhores soluções para o seu espaço e ainda te dá todo o suporte necessário!

Saiba mais sobre o serviço de organização de guarda-roupas da Benfatto:

Voltar