Limpeza após a reforma

Limpar a sujeira que fica após a reforma não é uma tarefa fácil. Nessa hora surgem várias dúvidas sobre quais materiais utilizar pra remover os resquícios e quais procedimentos adotar. Para que o trabalho fique menos cansativo, separamos algumas dicas infalíveis.

Antes de tudo, tire os lixo do local. Isso ajuda na hora de fazer a limpeza profunda.

Analise a situação. Não passe nenhum produto sem saber realmente suas instruções de uso e contraindicações. Quando as orientações não são seguidas corretamente, há grandes chances de estragar o material a ser limpo.

Proteja-se! Os produtos concentrados são fortes. Utilize luvas e outras proteções indicadas para evitar contato com a pele e o rosto.

Cuidado para não arranhar os objetos. As ferramentas mais utilizadas na limpeza pós obra são: espátulas, estilete bem afiado (serve para retirar a tinta seca dos vidros, sem que risque, e remover o silicone seco), vassouras com esponja ou de cerdas macias (muito boa para lavar os azulejos), panos, bacia, baldes, luvas, rodos, desinfetante, sabão neutro e líquido, limpa vidros, limpador de piso de limpeza pesada, álcool, removedor e detergente. Caso os móveis já estejam posicionados utilize o lustra móveis. Sabão em pó deve ser esquecido para os revestimentos e pisos.

Aproveite para aplicar seladores, protetores e antiderrapantes. Na limpeza pós obra é o melhor momento para aplicar esse tipo de produto. Converse com o fabricante ou na loja onde você comprou o revestimento e se informe sobre quais materiais são os mais indicados para cada caso.

Uma ajudinha é sempre bem-vinda! Essa é a hora de não negar a mão amiga. Chame amigos e familiares para te ajudar na limpeza, pode haver a necessidade de levantar móveis pesados ou alcançar lugares altos.

Misturas caseiras simples podem ajudar! Se você não sabe qual produto ou solução usar para limpar alguma área, utilize a mistura de detergente neutro incolor, vinagre e água quente. Se acrescentar a amônia, a receita fica excelente para limpar azulejos e vidros.

Cuidado com o granito! Os granitos podem ser limpos com os produtos neutros para limpeza, os multiuso mancham os mais claros. Utilize esponjas macias e seque logo em seguida.

Voltar