A importância de organizar a mesa de trabalho

Em meio à correria do dia a dia, nem sempre sobra tempo para organizar a mesa de trabalho, por isso, é natural que as coisas vão se acumulando. Pastas, relatórios, anotações, cadernos, livros e, às vezes, até mesmo uma embalagem de comida disputam lugar e atrapalham na execução das tarefas.

Além de perder tempo tendo que achar coisas, uma estação de trabalho bagunçada não é boa para a imagem profissional. Confira, neste post, porque é importante organizar a mesa de trabalho e também alguns truques rápidos para ajudar nessa missão!

Aumenta a produtividade

Organização e produtividade andam sempre de mãos dadas. Por meio da organização da mesa de trabalho, você terá facilidade para localizar o que precisa. Dessa forma, otimiza o desenrolar dos seus afazeres, sem tem que ficar parando toda hora para revirar as pilhas de papéis para encontrar coisas.

Causa boa impressão

Qual seria a impressão que um cliente teria ao chegar para uma reunião, na sua sala, e se deparar com uma mesa toda abarrotada? O local de trabalho diz muito sobre a personalidade de uma pessoa, a bagunça passa uma mensagem negativa e pode prejudicar a sua carreira.

Melhora sua saúde

Quanto mais coisas você deixa na mesa, maior o acúmulo de poeira, sem falar nos ácaros e insetos. Fatores que, com o tempo, prejudicam sua saúde, ainda mais se você sofre com renite ou alergia. Sem falar que a bagunça é um fator que gera estresse, pois, causa desgaste mental.

Estimula a motivação

Você tem que concordar que é muito prazeroso chegar no trabalho e se deparar com um local limpo e bem-arrumado. Essa sensação é uma reação química do seu cérebro, que gosta de ordem em vez de desordem. Em consequência, você se sentirá mais motivada a trabalhar.

Como organizar a mesa de trabalho

Não importa se você tem a própria sala ou se compartilha a estação de trabalho com um colega, organizar a mesa de trabalho é um hábito que contribui, e muito, para a produtividade e para a saúde.

Além disso, é claro, um espaço funcional, limpo e arrumado causa uma boa imagem profissional. É claro que durante o trabalho não sobra muito tempo para ficar organizando as coisas. Por isso, confira essas dicas bem práticas de arrumação:

  • Anote seus recados em uma única agenda, em vez de usar vários pedaços de papel;
  • Se o seu escritório não tiver, invista em pastas arquivos (aquelas que possuem divisórias e marcações);
  • Porta-lápis e revisteiros são ótimos para deixar a mesa mais organizada;
  • Só deixe sobre a mesa aquilo que realmente é necessário, demais arquivos e documentos devem ser mantidos nos armários da empresa;
  • Não sobrecarregue a mesa com itens pessoais, pode ter porta-retratos dos filhos e aquela caneca que ganhou de presente, mas tome cuidado para não exagerar;
  • Guarde as coisas nas gavetas por ordem de importância e frequência de uso. Por exemplo: na primeira gaveta fica aquilo que você precisa sempre. Na segunda, as coisas que usa às vezes, e assim sucessivamente. Isso ajuda a não perder tempo na hora de ter que procurar alguma coisa;
  • Crie uma rotina, você pode reservar os primeiros ou últimos minutos de um dia específico da semana para dar uma organizada “mais pesada”. Nos outros dias, apenas coloque de volta, no lugar, aquilo que usou, para não deixar acumular coisas.
Voltar