Festa Junina, ideias criativas!

Os meses de junho e julho são famosos pelas tradicionais festas juninas e julinas. Nelas, existem inúmeras referências ao estilo de vida caipira. Isso certamente já te dá muitas ideias de como decorar uma comemoração como essa. Mas, se você procura um guia completo sobre como organizar uma festa junina, confira nossas dicas a seguir.

Planejamento

Toda a festa precisa de um bom planejamento para dar certo. Afinal, somente dessa forma é possível garantir que tudo aconteça conforme o esperado. A primeira coisa que você deve fazer é definir a data e o local da festa. Dependendo da quantidade de pessoas, você pode realizá-la em casa ou no salão de festas do seu prédio. Nesse momento, você também deve pensar em quanto está disposta a investir nesse evento, lembrando que, para economizar, é uma boa ideia pedir que os convidados ajudem a compor o cardápio.

Cardápio

E por falar em cardápio, esse é provavelmente o item mais importante desse texto sobre como organizar uma festa junina. Afinal, todo bom evento é acompanhado de delícias culinárias. Para esse tipo de celebração, existem alguns pratos que não podem faltar. Com relação aos salgados, você pode oferecer cuscuz, tortas, pipoca, pinhão, cachorro-quente, entre outros. Já os doces, podem ser pamonha, milho cozido, canjica, arroz-doce, curau, bolo de fubá, paçoca e pé-de-moleque. Além disso, não podem faltar as bebidas mais tradicionais dessa época do ano: o quentão e o vinho quente.

Decoração

Para criar o clima de uma festa junina, você vai precisar decorar o espaço. E o item mais importante nesse caso são as bandeirinhas. O ideal é que elas sejam coloridas, podendo ser usadas em ambientes internos e externos. Além delas, você também pode apostar em balões, bonecos caipiras, chapéus de palha, toalhas quadriculadas, retalhos, flores, plantas. objetos e móveis de madeira e, se possível, uma fogueira.

Música

Outra dica fundamental para quem deseja saber como organizar uma festa junina é a seleção musical. Nesse momento, você certamente já pensou em ao menos uma música tradicional dessa época do ano. Mas, para te ajudar, vamos passar dez canções que não podem faltar na sua festa:
1. Pula a Fogueira – Caçulinha
2. Isso Aqui Tá Bom Demais – Dominguinhos
3. Asa Branca – Luiz Gonzaga e Raimundo Fagner
4. Forró do Xenhenhem – Alcione
5. Anunciação – Alceu Valença
6. Moreninha Linda – Robertinho do Acordeon
7. Capelinha de Melão / Cai Cai Balão / Sonho de Papel – Tinho & Zé Pipa
8. Chegou a Hora da Fogueira – Coroné Pereira
9. Festa do Interior – Gal Costa
10. Frevo Mulher – Trio Virgulino

Brincadeiras

Finalmente, chegou uma das partes mais bacanas da festa junina: as brincadeiras. Existem vários tipos bastante usados nesse tipo de celebração. Você pode, por exemplo, improvisar uma pescaria, fazer acerto ao alvo com garrafas e argolas, correio elegante, cadeia, boca do palhaço e rabo de burro. Mas, não é só isso que você pode fazer para entreter os convidados. Lembre-se que em uma festa como essa, não pode faltar uma quadrilha e um casamento caipira.

É de Curitiba? Conheça nossos POCKETS! O planos de serviços que você ama com que a qualidade que você conhece, #CHAMA A BENFATTO

Voltar