Evite gafes no almoço de negócios

Matéria divulgada no site da revista Exame, em 01 de maio de 2011.

3. Observar a hora certa de falar 

Não adianta entrar no assunto principal do almoço com o cardápio na mão. No início do encontro, é mais apropriado conversar sobre amenidades.

Segundo Licia, o bate-papo inicial deve ser usado para buscar interesses comuns sem perder o foco nos negócios. Mesmo assim, é prudente evitar temas pessoais que possam gerar constrangimentos e polêmicas como religião e futebol.

“O almoço de negócios, em geral, deve servir para conhecer melhor a pessoa com quem se estabelece negócios ou encaminhar assuntos que poderão ser tocados mais à frente em reuniões”, explica.

Para Irene Loureiro, consultora profissional da OZ!, quando um tema delicado não pode ser evitado, “retomar o assunto na hora da sobremesa ou café é a melhor forma de não ser maçante”.

Abrir o notebook é uma ação permitida apenas quando há mais intimidade com o convidado. “Mas não é adequado, assim como atender ou checar o celular”, diz Irene.

4. Evitar excessos 

O profissional no almoço de negócios continua a representar a empresa onde ele trabalha, mesmo fora do escritório. Por isso, qualquer tipo de excesso é proibido.

Para ver a matéria completa, clique aqui! 

 

Voltar