Dicas para passar roupas de maneira prática

Apesar da maioria das pessoas não gostarem, passar roupa é uma atividade fundamental. Ela toma seu tempo, é quente, demanda cuidado e atenção, mas não tem como evitá-la. Porém, mudando alguns detalhes da sua rotina, é possível tornar essa tarefa mais simples e rápida.

Planejamento

A primeira das dicas para passar roupa é planejar quando você vai lavar cada tipo de peça. Isso é importante por causa do tamanho do varal da sua casa. Afinal, alguns itens ocupam mais espaço do que outros e pendurá-los amontoados pode acabar amassando as peças. Isso serve principalmente para roupas de cama e banho. Por isso, reserve um dia para lavar apenas os lençóis, por exemplo. Dessa maneira, você pode pendurá-los o mais esticados possível.

Lavagem da roupa

A forma de lavar as roupas também pode influenciar no tempo que você vai gastar passando as peças. Primeiramente, é fundamental contar com um amaciante de qualidade. Nesse caso, dê preferência para os que são menos gordurosos e sempre escolha aromas que sejam do seu agrado. Dessa maneira, você garante que as roupas fiquem macias e cheirosas. Outra questão importante é o cuidado com peças delicadas. Para isso, considere investir em kits específicos para essa função. Além de manter os itens separados, esses saquinhos ainda ajudam a proteger as roupas.

Pendurar

O processo de pendurar as roupas é um dos que mais influenciam no quanto as peças vão ficar amassadas ou não. Até mesmo o tipo de varal já pode fazer diferença. Nesse caso, prefira os de alumínio ao invés dos de corda. Outra questão é a forma como você retira as peças da máquina de lavar. Procure tomar cuidado para deixá-las o mais lisas possível. Outra sugestão bacana é bater as roupas, como se fosse tirar o excesso de água delas.

Já, na hora de pendurar as peças, a principal das dicas é colocá-las bem esticadas. É claro que nesse momento, é preciso ter cautela para não puxar demais e correr o risco de deformá-las. Apenas estique o máximo que for aceitável, para que elas fiquem lisas. Você também pode pendurá-las em cabides. Fazendo isso, provavelmente algumas roupas nem precisarão ser passadas. Mas nesse caso, também é preciso ter cuidado. Evite usar o cabide em tecidos que podem deformar, como viscolycra, tricot, entre outros.

Com relação às roupas de cama, especialmente os lençóis, é interessante pendurá-los pelas pontas, para que fiquem bastante esticados, evitando dobrá-los. O mesmo serve para as calças jeans. O pregador também merece atenção especial. Uma das dicas para passar roupa mais facilmente é evitar sempre que possível o uso dos pregadores, já que eles podem deixar a roupa marcada. Mas, se não for possível, tome cuidado com a região da peça ou vai colocá-lo.

Na hora de passar

Tudo começa na hora de recolher as roupas. Evite cestos afunilados que podem deixar as roupas amassadas. Sendo assim, dê preferência para opções maiores e retangulares, como caixas organizadoras específicas para essa função. Além disso, uma das principais dicas para passar roupa é escolher o ferro ideal. Existem inúmeros modelos disponíveis no mercado. Portanto, pesquise bastante para definir qual é o mais indicado para a sua rotina. Por exemplo, se essa atividade realmente te incomoda, você pode optar por um ferro à vapor, que é mais prático e fácil de utilizar. E finalmente, se você quiser uma ajuda extra, ainda pode utilizar uma água de passar, que pode facilitar todo o processo.

Seguindo essas simples dicas para passar roupa, certamente essa atividade vai ficar mais fácil de realizar. Ou seja, você vai poupar esforço, vai gastar menos tempo e ainda vai economizar na conta de luz da sua casa.

Quer mais dicas para cuidar da sua casa? Veja o nosso blog!

Voltar