Dicas infalíveis para afiar facas

Se sua cozinha está cheia de facas que não cortam direito e você acaba deixando-as de lado, está na hora de aprender a afiar facas! Deixar todas elas bem afiadas vai facilitar sua vida na cozinha. As facas são instrumentos essenciais, tanto para donas de casa quanto para chefs de renomados restaurantes. Existem diversas maneiras que você pode adotar para afiar suas facas. Vamos listar algumas aqui para que você escolha seu método favorito!

Como afiar faca na pedra

Esse é um dos métodos mais usados. Antes de tudo, você precisa deixar a pedra por uns 5 minutinhos na água. Note que essa pedra tem dois lados, um mais áspero e outro mais liso. Deixe a faca numa posição de aproximadamente 20º e deslize-a sob a pedra. Para ficar ainda mais fácil de entender, imagine que você esteja cortando uma fina fatia da pedra. Utilize o lado mais áspero antes, pois este prepara a faca para ser afiada. Depois utilize o lado mais liso e pronto!

Como afiar faca com chaira

Para quem não sabe, chaira é aquele objeto que parece uma espada. Para começar, deixe a chaira com a ponta para cima. Deslize a faca por todo o comprimento da chaira em um ângulo de aproximadamente 20º. Faça movimentos de fora para dentro. Repita esse movimento dos dois lados da faca.

Como afiar faca com afiador

Esse é o método mais fácil e menos perigoso, porém não é tão eficiente quanto os dois primeiros. Afiadores são fáceis de achar para vender, e tudo que você precisa fazer depois de comprar um, é: encaixar a faca no afiador e deslizá-la para frente e para traz!

Voltar