Dia da Trabalhadora Doméstica

Lavar, passar, varrer, limpar a casa inteira não é serviço fácil. Quem já teve um dia de dona de casa sabe que é difícil manter uma casa limpa por muito tempo, parece que a louça na pia e a roupa pra lavar nunca tem um fim!

Hoje, portanto, é o dia de valorizar as profissionais que se desdobram para que possamos chegar em casa e ver tudo organizado, limpo e bonito, pois é o dia da Trabalhadora Doméstica! A data foi escolhida em razão da morte de Santa Zita, em 1278. Ela era uma italiana que havia começado a trabalhar aos doze anos, em um serviço que pagava pouco, apesar da ótima condição financeira dos patrões. Muito generosa, entregava tudo o que ganhava para os necessitados. Zita foi canonizada 400 anos depois.

Por muito tempo, este trabalho era feito sem nenhuma garantia. Muitas pessoas recebiam remunerações bem abaixo do salário mínimo e não raro mentiam ou escondiam possíveis acidentes de trabalho para não perderem o emprego. Hoje, as profissionais que trabalharem mais de três dias em uma mesma casa, serão consideradas empregadas domésticas, com direito à carteira assinada, pagamento de um valor mínimo, INSS, férias, licença maternidade, décimo terceiro e aposentadoria.

Parabéns pelas conquistas, vocês merecem!

 

Voltar