Covid-19: precisei sair de casa, e agora?

O coronavirus está nos obrigando a mudar muitos hábitos, principalmente com relação à higiene. Para te ajudar a manter sua família e casa seguros, vamos te passar várias dicas de como se proteger do coronavirus.

A pandemia causada pela covid-19 fez com que todas as pessoas aumentassem a preocupação com a limpeza e higienização, seja do próprio corpo, roupas ou objetos. É claro que a nossa casa é o local mais seguro para estar, mas algumas saídas são inevitáveis. Levando isso em consideração e o fato de que a principal forma de combater o vírus ainda é a prevenção, separamos dicas valiosas para que você saiba como se proteger do coronavirus quando precisar ir para a rua.

Como me preparar para sair de casa?

Procure levar o mínimo de coisas possível para a rua, dessa forma não precisará limpar tudo quando voltar. Por exemplo, talvez você não precise levar uma bolsa. Use uma roupa com bolsos e saia apenas com as chaves, cartão de crédito, documentos e celular. Quando já estiver com tudo pronto para sair, lave as mãos com água e sabão e coloque sua máscara cobrindo o nariz e boca.

Como devo higienizar a casa?

Para manter a covid-19 longe do seu lar, especialistas indicam alguns produtos específicos. Os indispensáveis são água e sabão, água sanitária e álcool 70%. Você também pode utilizar outros itens que sejam desengordurantes ou desinfetantes e que tenham cloro e álcool na composição.

Use esses produtos regularmente em lugares que são tocados com frequência, como maçanetas, torneiras, armários, teclados, telefone, botão da descarga, controles, entre outros. Outra dica bacana é fazer a limpeza sempre em um sentido só, evitando aquele vai e vem. Assim, você garante que a sujeira e os micro-organismos não sejam espalhados. Além disso, lembre de limpar os objetos usados na faxina e deixe as janelas abertas, para que o ar circule e a casa fique arejada

Como me comportar enquanto estiver na rua?

As principais recomendações dos órgãos oficiais para prevenir a covid-19 são: evitar contato físico, não tocar o rosto e evitar compartilhamento de objetos. Mas como fazer isso na prática?

  1. Use uma máscara que cubra seu nariz e boca durante todo o período em que estiver fora de casa. Se for ficar muito tempo fora, procure levar outra máscara para poder trocar.
  2. Se for necessário arrumar ou ajustar a máscara, faça isso pelo elástico.
  3. Lave as mãos ou passe álcool em gel sempre que possível.
  4. Use as mãos o mínimo possível. Prefira empurrar portas com os ombros e apertar botões com as dobras dos dedos, por exemplo.
  5. Dê preferência para locais que tenham portas, torneiras e saboneteiras automáticas.
  6. Use suas próprias sacolas reutilizáveis durante as compras.
  7. Tome cuidado com os locais onde vai deixar o celular.
  8. Evite comprimentos.
  9. Se possível, não toque em produtos com as próprias mãos.
  10. Na hora do pagamento, dê preferência para o cartão de crédito.

O que fazer quando voltar para casa?

Não basta apenas se cuidar enquanto estiver na rua para prevenir a covid-19. Você também precisa fazer algumas coisas assim que voltar para casa. Primeiramente, é recomendado retirar os sapatos antes de entrar. Depois disso, se possível, vá direto para o banho. Caso contrário, lave muito bem as regiões do corpo mais expostas, como mãos e rosto, usando sempre água e sabão. Por fim, não esqueça de colocar sua roupa para lavar.

Como as saídas inevitáveis geralmente incluem compras, também é recomendado higienizar os produtos com água e sabão e álcool 70%. O mesmo serve para entregas por delivery.

Outra ideia bacana é criar uma “zona suja” na sua casa. Ela deve ficar perto da porta e ter um local para colocar os sapatos usados na rua e uma caixa, para que você coloque itens que foram levados com você, como celular, chaves e carteira.

Se conseguir seguir todas essas dicas, certamente você, a sua família e a sua casa estarão mais seguras e protegidos do coronavirus.

Quer dicas de como organizar a sua casa, facilitando a limpeza do dia a dia? Confira no nosso blog!

Voltar