Como uma casa organizada pode mudar sua qualidade de vida e por onde começar!

Se manter a casa organizada ainda não é uma prioridade na sua rotina, talvez seja o momento perfeito para repensar isso. Afinal, o lar deve ser o nosso refúgio e para que você realmente se sinta confortável nesse ambiente, é fundamental que ele esteja em ordem. Mas por que isso é tão importante e como é possível manter a casa organizada? Vamos falar mais sobre isso a seguir!

Vantagens de ter uma casa organizada

Dentre as principais características de uma casa organizada, estão a funcionalidade e a praticidade. Ou seja, o seu lar precisa ser organizado de uma forma que você não perca tempo procurando o que precisa, já que sempre saberá onde está cada item. Mas isso não é tudo. Ter uma casa organizada também garante que o visual da mesma se torne mais agradável, ajuda a economizar, favorece a criatividade e te deixa mais animada para receber visitas. Sem falar que é fundamental para manter a saúde em dia. Afinal, a desordem gera desconforto, mal-estar, cansaço, estresse, ansiedade e também pode causar doenças, por causa da poeira e da proliferação de fungos e bactérias.

Como começar?

Quando o objetivo é organizar algum espaço, o primeiro passo sempre é fazer uma triagem. Nesse momento, é preciso analisar tudo o que você possui e separar o que é útil e o que não é mais utilizado. O primeiro grupo deve ser mantido, enquanto o segundo deve ser descartado ou doado.
Depois disso, é preciso verificar qual é a melhor forma de organizar tudo. Pense nos espaços disponíveis e procure guardar cada item próximo de onde será utilizado. O que é da cozinha, deve ser mantido lá.

O que é da sala, deve ser guardado neste ambiente e assim por diante. Também é fundamental definir um lugar para armazenar cada coisa e todos que moram na casa devem seguir essa determinação, para que o espaço se mantenha sempre em ordem.

Finalmente, para que a casa fique sempre organizada, é importante definir quais atividades devem ser feitas diariamente. Alguns exemplos são: lavar, secar e guardar a louça, arrumar a cama e recolher o que está fora do lugar. Para as demais atividades, determine os dias e com que frequência serão feitas. Novamente, ressaltamos que todos os moradores do lar devem participar, já que a casa pertence a todos e é responsabilidade de todos mantê-la em ordem.

Dicas para deixar a casa sempre em ordem

Para deixar a casa organizada, não basta apenas colocar os itens em armários e prateleiras. A intenção é que todos os objetos estejam à mão, deixando o dia a dia mais funcional. Para te ajudar nessa tarefa, existem inúmeros produtos organizadores que são indicados para cada tipo de espaço. A seguir, vamos te dar algumas sugestões de como utilizá-los, mas vale lembrar que não são regras e que você pode usá-los conforme suas necessidades.

Gavetas organizadoras

As gavetas estão entre os itens organizadores mais versáteis. Nelas, você pode armazenar roupas, lençóis, toalhas de mesa e banho, panos, entre outros.

Colmeias

São ótimas opções para manter as gavetas em ordem, especialmente as de roupas íntimas. Mas elas também podem ser utilizadas para guardar cintos, lenços, camisetas, peças de academia, entre outros. Além disso, é perfeita para quem quer deixar o quarto do bebês em ordem, já que as colmeias podem ser utilizadas para separar as roupinhas de acordo com os tipos e tamanhos.

Caixas organizadoras

Assim como as gavetas, as caixas também podem ser usadas para guardar roupas e acessórios. Também são ótimas formas de guardar os brinquedos das crianças, mantendo-os acessíveis. Dessa maneira, eles podem pegá-los quando quiserem e te ajudar a guardar. E se você precisa encontrar uma solução para manter as roupas para passar em ordem, uma boa ideia é investir em uma caixa organizadora.

Cinta organizadora

Essa é a melhor maneira de guardar mantas, cobertores e edredons. Basta dobrar, fazer rolos com esses itens e colocar a cinta em volta para segurar.

Envelope organizador

Indicado para roupas delicadas e também para uso na cozinha, já que é uma ótima opção para guardar panos de prato e jogo americano. Você também pode ter alguns extras para quando for viajar, já que com esses itens fica mais fácil manter as roupas e demais itens organizados dentro da mala.

Porta pratos e talheres

Como o nome sugere, esses produtos organizadores são indicados para guardar louças e talheres, principalmente os que são usados em ocasiões especiais. Dessa forma, você não corre o risco de danificá-los. Além desses modelos, também existem opções para armazenar sousplat.
Voltar