Como ser mais produtivo no Home Office

O home office já era feito por algumas pessoas, mas nos últimos meses, boa parte das empresas tiveram que adotar essa prática. E apesar de dar maior liberdade e flexibilidade, pode ser bastante difícil se adaptar e se manter produtivo trabalhando de casa. Essas dificuldades podem ser superadas com alguns hábitos novos. Confira quais são eles!

Com a atual pandemia do covid-19, muitas pessoas passaram a trabalhar em home office. Apesar de ter vantagens claras, não é tão fácil assim se adaptar a essa nova realidade. São muitas as distrações que você pode ter em casa e a tendência de procrastinar acaba aumentando. Para te ajudar a superar esses obstáculos, separamos várias dicas para ser mais produtivo trabalhando em casa.

Siga uma rotina

Um dos erros mais comuns de quem está começando a fazer home office é achar que pode trabalhar em qualquer horário. É claro que dependendo do serviço que você faz, isso realmente é possível. Ou seja, se você rende mais à noite, pode reservar esse período para fazer suas atividades. Porém, é bom lembrar que seus clientes provavelmente vão precisar de você em horário comercial.

Lista de tarefas

Ela pode ser feita como for melhor para você, mas uma das principais dicas para ser mais produtivo é listar todas as suas tarefas e colocar uma data para finalização. Essa é a melhor forma para você se organizar, sem esquecer de nada e ainda entregar tudo dentro do prazo.

Tenha um ambiente próprio

Algumas pessoas conseguem se concentrar com facilidade, em qualquer lugar. Mas, se você mora com seus familiares, provavelmente tem problemas com distrações. Se esse é o seu caso, tente encontrar na sua casa um espaço com pouco barulho em que você possa trabalhar sossegado. É importante também que esse local seja confortável, limpo e organizado, para que você se mantenha motivado e sem dores.

Deixe claro que você está ocupado

Uma grande tendência de quem mora com outras pessoas é ter problemas com interrupções. Isso porque, nem sempre os seus familiares entendem que você não está apenas passando tempo, está realmente ocupado. Por isso, sempre que te pedirem ajuda com alguma coisa, lembre-os que você está trabalhando e que não pode parar no momento.

Cuidado com o celular

Se antes, um dos grandes problemas da procrastinação era o e-mail, hoje temos um empecilho ainda maior: o celular. Às vezes você nem se dá conta, mas muito do seu dia pode estar sendo consumido pelas redes sociais. Para evitar que isso atrapalhe o seu home office, procure deixar o celular no silencioso e verificá-lo apenas algumas vezes ao dia. Mas, se isso não for possível, silenciar alguns grupos já pode ajudar.

Descanse

Você pode achar besteira, mas uma das principais dicas de home office é saber a hora de parar. Ao trabalhar em casa, é normal acabar fazendo hora extra. Se isso se repete ao longo da semana, a tendência é que você fique mais cansado e menos produtivo. Por esse motivo é tão importante seguir uma rotina. Dessa forma, você sempre vai ter tempo para você e para curtir sua família.

 

Com todas essas dicas de home office, você com certeza vai conseguir concluir seus projetos dentro do prazo estipulado e vai poder aproveitar as vantagens que trabalhar em casa te oferecem.

Precisa de ajuda para organizar seu home office? Clique aqui!

Voltar