Como organizar um jantar de inverno

Receber amigos e familiares é sempre um momento agradável para relaxar e aproveitar a companhia de pessoas queridas. E se você quer curtir ao máximo a ocasião e também deseja que seus convidados elogiem sua recepção, temos algumas dicas para te dar, especialmente se você deseja saber como organizar um jantar de inverno.

Planejamento

Se você quer aprender como organizar um jantar de inverno, deve focar primeiramente no planejamento. Pois, ao pensar em tudo com antecedência, você evita deixar os preparativos para última hora e consegue fazer as compras necessárias com tranquilidade. Para isso, convide as pessoas alguns dias antes. Dessa forma, todos conseguem se programar para ir e você saberá com certeza a quantidade de visitas e se elas têm alguma restrição alimentar.

Preparação

Caso o número de convidados seja pequeno, provavelmente todos poderão sentar-se à mesa. Mas, se você convidar muitas pessoas, considere um cardápio finger food ou sirva alimentos que não necessitem de facas. Dessa forma, fica muito mais fácil para todos se alimentarem em sofás e cadeiras.

Cardápio

Se você deseja saber como organizar um jantar de inverno, deve pensar em tudo com antecedência. E uma das primeiras decisões a tomar diz respeito ao cardápio. Se você optar por finger food, lembre-se de servir porções pequenas. Nesse caso, são bem-vindos mini sanduíches, mini quiches, espetinhos, salgados folhados, salgados fritos, entre outros. Mas, como você já deve imaginar, existem outros pratos que combinam melhor com o clima frio. Por isso, em jantares no inverno, você pode dar preferência a sopas e fondue, por exemplo. Com relação às bebidas, as melhores opções são vinho, quentão e chocolate quente.

Decoração

A decoração de um jantar se baseia principalmente na arrumação da mesa. Por isso, procure usar sua melhor louça nessa ocasião, principalmente se o jantar for formal. Nesse caso, também dê preferência a guardanapos de tecido. Se a bebida escolhida for o vinho, não esqueça das taças. Já, se a opção for algo mais quente, deixe as canecas à mão. Para deixar o local mais bonito, você também pode investir em velas e flores. Mas, lembre-se de usar arranjos baixos, caso eles sejam colocados sobre a mesa.

Música

Se tem uma coisa que não pode faltar em um encontro de amigos é música. E para que você não precise ficar escolhendo elas no momento do jantar, uma boa dica é pesquisar uma playlist no Spotify com antecedência ou montar a sua própria. Lembre-se de incluir músicas calmas para o momento da refeição. E não exagere no volume, para que todos possam conversar tranquilamente.

Organização da casa

Finalmente, se você deseja saber como organizar um jantar de inverno incrível, precisa manter a casa arrumada e limpa. Portanto, passe o aspirador e tire o pó das superfícies, caso seja necessário. Lembre-se também de lavar o banheiro, tirar os lixos e trocar panos de prato e toalhas. Outra dica importante diz respeito à circulação de ar da casa. Afinal, no frio é comum mantermos tudo fechado. Porém, no dia do jantar, procure abrir as janelas para arejar a casa.

Se você deseja deixar o lar ainda mais aconchegante, vale a pena passar um aromatizador ou usar um difusor com óleos essenciais. Se tiver lareira, lembre-se de acendê-la. E se o jantar for intimista, você pode até colocar um cesto com mantas na sala. Assim, se os convidados sentirem frio, podem se aquecer facilmente.

Voltar