Como organizar a rotina de estudos dos filhos

A educação dos filhos é uma das maiores preocupações dos pais. Por isso, a maioria trabalha muito para conseguir investir em boas escolas. Porém, de nada adianta esse esforço se a rotina de estudos dos filhos não está bem definida. Esse hábito não serve apenas para evitar que as crianças esqueçam de fazer o dever de casa. Na verdade, ele é fundamental para aumentar a produtividade e o foco durante os estudos, fazendo com que algumas tarefas sejam realizadas mais rapidamente, sobrando inclusive mais tempo livre com a família. Além disso, ter alguns compromissos diários ainda ajuda os pequenos a desenvolverem a responsabilidade e a aprenderem a lidar com prazos. Mas como essa rotina pode ser organizada?

Espaço para estudos

Uma das primeiras coisas que você deve fazer para organizar a rotina de estudos dos filhos é separar um espaço para que ele realize suas lições de casa, pois somente dessa forma os momentos de aprendizagem serão totalmente aproveitados. Nesse caso, é essencial que você leve em consideração a iluminação do local. Além disso, evite espaços com muito barulho e distrações. Outras dicas importantes são: aposte em uma cadeira confortável, deixe a mesa com o mínimo de coisas possível em cima, utilize prateleiras e nichos para guardar livros e cadernos e use divisórias e caixas organizadoras para os demais itens.

Cronograma semanal

Se você deseja organizar a rotina de estudos dos filhos, deve apostar em um cronograma semanal. Conte com a ajuda do pequeno para incluir todos os compromissos dele e as matérias que ele tem na escola em cada dia da semana. Separe um período diário para que seu filho (a) estude os temas do dia e deixe um espaço livre para a realização de trabalhos e preparação para provas. Outra coisa que não deve faltar nesse cronograma são as atividades extracurriculares, assim você e o pequeno sempre lembrarão de colocar os itens necessários para a realização das mesmas.

Comece na noite anterior

Antes de dormir, verifique se os pequenos separaram todos os materiais necessários para as aulas e atividades extracurriculares do dia seguinte. Deixe também o uniforme separado, juntamente com a mochila. Parece uma ação de pouca importância, mas depois de experimentar, você perceberá a diferença que isso faz na rotina de estudos dos filhos.

Cuidados com o corpo

Para que a mente funcione, o corpo deve estar descansado e bem nutrido. Portanto, para criar uma rotina de estudos dos filhos eficiente, é necessário ter um cuidado extra com a saúde dele. Procure estipular um horário para que ele vá para a cama, garantindo o tempo necessário de sono. Além disso, prepare refeições que ajudem-no a ter uma dieta balanceada, evitando doces e frituras em excesso.

Mude a metodologia

É comum que as crianças não desenvolvam um apreço pelos estudos e isso geralmente acontece pois os métodos de aprendizado são um tanto maçantes. Para evitar isso, uma boa ideia é apostar em aparelhos eletrônicos e jogos educativos. E se a criança for mais velha, que tal levá-la a museus ou fazer uma sessão de filmes e documentários sobre os temas estudados? Ajudar seu filho a relacionar os assuntos aprendidos na escola com o dia a dia certamente o ajudará a fixar os novos conhecimentos.

Voltar