Como organizar o quarto das crianças

‘Criança’ e ‘organizada’ são duas palavras que, raramente, são usadas na mesma frase sem o advérbio ‘não”. Qualquer brincadeira, tarefa da escolinha ou visita do amigo é sinônimo de brinquedos espalhados, cama desarrumada, cadernos e lápis jogados para todos os lados. Como o dia das crianças está chegando, que tal umas dicas para deixar o quarto das crianças organizado? Assim a brincadeira fica ainda mais divertida e sua vida muito mais fácil!

Doe o que seus filhos não usam mais

Faça um levantamento das roupas e brinquedos dos seus filhos. Peças que não servem mais e brinquedos que não são usados podem ser doados. Itens quebrados ou com peças faltando só ocupam espaço, além de serem perigosos, por isso, descarte-os.

Separe os brinquedos por tipos

Coloque cada coisa em uma caixa específica (bonecas, pelúcias, carrinhos, bonecos de ação, peças de montar, eletrônicos, etc) e depois etiquete-as com os nomes. Assim fica mais fácil de localizar e guardar. Outra dica é usar recipientes transparentes, além de harmonizar melhor o quarto das crianças, elas localizam o que procuram sem ficar espalhando as coisas.

quarto1

Evite as roupas espalhadas pelo quarto das crianças

Guarde as roupas em locais específicos e por tipo, assim como os brinquedos, para facilitar a localização. Deixe sempre um cesto para roupas sujas e um cabideiro de fácil acesso para ela colocar mochilas, casacos e toalhas, ao invés de jogar em cima da cama de qualquer jeito. Para ajudar, também coloque ganchinhos nas portas do guarda-roupa.

Incentive a conservação

Dar exemplo é o primeiro passo: manter o seu quarto, sala, cozinha e demais cômodos arrumados é fundamental para a criança aprender por repetição. Faça a criança participar dos processos de organização, além de incentivar o hábito ela aprende a dar valor no trabalho de quem arruma. Delimitar um espaço para as brincadeiras e criar um sistema de recompensa para estimular a conservação ajuda também!

E agora umas dicas bônus que podem ajudar você a organiza o quarto das crianças:

Caixotes coloridos ajudam a guardar os brinquedos e dão um ar descontraído no ambiente:

quarto2

Porta calçados também podem servir para guardar brinquedos:

quarto3

Estas dicas são para aquelas crianças que adoram desenhar:

quarto4

quarto5

E para ficar sempre por dentro das melhores dicas de organização, curta a nossa página no Facebook!

Voltar