Como organizar: festa de final de ano

Você ficou responsável pela celebração do ano novo e está precisando de ajuda para planejar todos os detalhes? Fique tranquila, pois nós separamos um passo a passo sobre como organizar festa de final de ano, para que o resultado seja perfeito.

Planejamento

Não tem como fugir, para que dê tudo certo na celebração, é preciso trabalhar com antecedência e se planejar. Esse é o momento de definir questões importantes, como a quantidade de convidados, o local da celebração, os itens decorativos, o cardápio, entre outros. Se a festa será em casa, por exemplo, já comece a fazer as compras dos produtos não perecíveis com cerca de um mês de antecedência. Dessa forma, você evita as filas e os preços altos. Já, se a comemoração que você está organizando é para uma empresa, saiba qual é o número de pessoas para poder definir o local da confraternização. Se for na própria companhia, encomende os aperitivos e já faça os pedidos para os brindes dos funcionários.

Convidados

Na hora de organizar esse evento, o foco principal deve estar nos convidados. Por isso, procure saber quais são seus gostos. Assim, fica mais fácil de pensar na decoração, na seleção musical e principalmente, no cardápio. Afinal, algumas pessoas podem ter alergias ou intolerância a alguns tipos de alimentos. Uma semana antes da festa confirme a presença de todos e pergunte se haverá acompanhantes que não estavam na lista. Dessa forma, você não será pega de surpresa. Aproveite para reforçar o local e horário da comemoração.

Comida

Essa é uma questão fundamental para saber como organizar festa de final de ano. Aqui você precisa definir se a ceia será encomendada, se será preparada pelos anfitriões ou se cada convidado vai levar um prato diferente. Isso deve ser pensado com antecedência para que as quantidades de doces e salgados sejam equilibradas. Não esqueça também de ter opções para crianças.

Deixe tudo pronto

Se você quer saber como organizar festa de final de ano, lembre-se de que o dia da comemoração geralmente é bastante corrido, especialmente para quem está envolvido na organização. Por essa razão, procure deixar tudo pronto, faltando apenas os últimos preparativos. Se a festa vai ser na sua casa, verifique se a toalha de mesa e os guardanapos estão limpos, veja se tem louça suficiente para o número de convidados e limpe as pratarias. Também faça uma faxina com antecedência nos locais que terão maior circulação, como sala, cozinha, varanda e banheiro.

Decoração

A escolha do estilo da decoração depende do gosto de cada pessoa. É normal manter alguns adereços do Natal. Afinal, muitos lares mantém a tradição de desmontar a árvore apenas no dia 6 de janeiro. Mas isso não é motivo para apostar apenas no uso das cores que geralmente são utilizadas. Junto com o branco, o prateado e o dourado, você pode apostar em tonalidades diferentes das convencionais, como azul e lilás. Com relação aos itens decorativos, você pode usar bolas, luzes pisca-pisca, estrelas, velas e flores. As suculentas, inclusive, estão em alta.

Arrumar a mesa

A arrumação da mesa é uma das tarefas mais importantes do dia. Afinal, é nela que será servido o jantar. Ela deve ser decorada com itens que combinem com o restante dos enfeites da casa. Mas evite exageros. Colocar muitas coisas sobre a mesa pode atrapalhar o momento da refeição e flores e adornos muito altos podem prejudicar a visão dos convidados durante a ceia.

Nesse momento, também vale a pena colocar um mimo especial para cada pessoa. Esse presente pode ser deixado sobre o prato, perto da taça ou na cadeira. Tudo vai depender do item escolhido. Algumas ideias são velas, vasinhos, vidrinhos com sal grosso, entre outros. Pense sempre no que vai combinar melhor com a sua festa e no que vai agradar os convidados.

Voltar