Como organizar documentos importantes

Uma pessoa pode até não ser muito organizada com coisas relacionada à rotina, mas se ela não organizar os documentos importantes, ela perderá muitas oportunidades, dinheiro e tempo. Afinal, sem esses documentos, ela não poderá, por exemplo, fazer a identidade, se matricular em um curso ou comprovar o pagamento de um produto.  Mas quais são os documentos importantes? Onde guardá-los? A Benfatto responde a estas dúvidas:

Por mais que você considere importante o desenho que seu filho fez aos quatro anos de idade, a arte não será inclusa nesta lista. Nem o cartão de Natal que você recebeu dos seus primos. Estes itens serão guardados em outro lugar. Documentos importantes são aqueles que contêm informações sobre você, sua família ou sobre algo que você possui.  Eles são registros que comprovarão a sua existência e suas posses.

Veja quanto tempo estes documentos precisam ser arquivados:

Pela vida inteira

– Certidões (nascimento, casamento e óbito);

– Passaportes;

– Diagnósticos, receitas e exames;

– Testamentos;

– Documentos para aposentadoria.

Pelo tempo de posse/vida útil do bem, produto ou serviço

– Notas fiscais e manuais de instrução;

– Documentos relacionados à casa e ao carro;

– Números de contas bancárias e senhas de cartões de crédito.

Por dez anos

– Logins e senhas de qualquer endereço online que você possua.

Por cinco anos

– Contracheques;

– Comprovantes eleitorais;

– Rescisões de contratos;

– Imposto de Renda.

Cinco anos após o término do serviço

– Comprovantes e aditamentos de financiamento.

Por dois anos

– Quitação anual de débitos (serviços públicos e privados, ou seja, energia elétrica, água, telefone, internet, tv a cabo, planos de saúde e escolas)

Obs. A Lei Nº 12.007 (29 de julho de 2009) obriga as empresas prestadoras de serviço público e privado a enviarem todo mês de maio, uma declaração de quitação anual de débitos, que garante que o consumidor pagou todas as contas recebidas. Fique atenta às declarações, porque, às vezes, elas vêm em letras pequenas, junto à fatura. 

 Ainda assim, guarde uma conta recente de luz ou água para comprovar residência em situações necessárias. 

Por um ano

– Apólices de seguros (vida, veículos, saúde residência).

Obs. Se neste período você utilizou o seguro, guarde os contratos e pagamentos por três anos. 

Por cinco meses

– Recibos de compra por cartão de crédito.

 

Onde e como guardar?

Assista ao vídeo em que explicamos como organizar e onde você pode guardar os documentos importantes que você possui!

CLIQUE AQUI!

Matéria divulgada na página Ric Mais Paraná do site da RICTV, no dia 11 de julho de 2013. 

Consultoria: Irene Cristina Loureiro, organizadora profissional e palestrante da OZ! Organize sua Vida.

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