Decoração e organização de closets

Para quem gosta de ter espaço no guarda-roupa, um closet é um sonho. Muitas mulheres desejam ter um lugar especial para guardar roupas e sapatos de um jeito prático e bonito, mas para isso é necessário que exista área suficiente para criar o ambiente. Confira as dicas de decoração e organização de closets que a Benfatto preparou:

Faça uma lista da quantidade de roupas, calçados e acessórios que você possui. A partir disso, avalie a quantidade de gavetas, prateleiras, nichos e cabideiros que precisarão ser fixados. Lembre-se de levar em conta quais itens você costuma comprar mais, por exemplo: se você é viciada por sapatos, separe um espaço maior para eles no seu planejamento. Para os que possuem muitas roupas sociais ou de festa, é importante planejar para que a barra dessas roupas não encostem no chão e nem fiquem amontoadas.

Se possível, contrate um arquiteto ou um designer de interiores, ele poderá fazer um planejamento completo para deixar o local bonito e harmonioso e também dar dicas de móveis mais baratos.

Faça as medições e aproveite para conferir o estado das paredes e do teto, se tem algum tipo de vazamento ou mofo, para não prejudicar o imóvel. A iluminação deve ser pensada com o objetivo de valorizar o local e deixá-lo agradável de olhar. Escolha cores claras para pintar o cômodo: além de ficar bonito, também ajuda a ver melhor as roupas. Complete a decoração com tapetes, pufes ou poltronas, muitos espelhos, uma penteadeira, quadros e flores.

Para organizar as roupas, siga a seguinte regra: as roupas que amassam precisam ser penduradas e as que não amassam podem ser dobradas e guardadas em prateleiras baixas ou gavetas transparentes. É importante separar as roupas mais utilizadas e colocá-las em evidência, em lugares estratégicos.

Outra forma de organizar é separar as roupas por cor, começando, pela esquerda, do mais claro ao mais escuro. Nas araras, os cabides precisam manter um espaço de 5 a 10 centímetro de distância, o que evita que as roupas se amassem e fiquem mais fáceis de serem visualizadas.

Coloque calças em um cabideiro próprio para elas, com altura suficiente para que não toquem no chão do móvel. Assim, você poderá encontrá-las facilmente na hora de escolher o visual para sair.

Como organizar closets

Se você gosta de manter seus calçados dentro das caixas, uma ideia é tirar uma foto de cada um deles e fixar na parte de fora da caixa. Deste modo, não é necessário abrir todas as caixas para encontrar um determinado sapato.

Como organizar closets

Para pessoas que não gostam de deixar as roupas dentro da mala durante as férias em casa de praia, que tal criar um mini-closet? Com uma arara média, suas roupas ficarão organizadas e fáceis de encontrar.

Como organizar closets

Não sabe onde guardar as gravatas e os cintos do marido? Aposte nos ganchos! Eles evitam que esses acessórios estraguem ou deformem.

Como organizar closets

Para as mulheres, cabides especiais para pendurar echarpes e lenços!

Confira outros modelos para você se inspirar:

Veja também:

Dicas para organizar seu closet ou guarda-roupa

Voltar