Como organizar as fotos

Fotos são lembranças que durarão para a vida inteira.  A mania de fotografar cada momento veio com a popularização das câmeras e as tecnologias desenvolvidas na última década. O digital superou o analógico e, com isso, a quantidade de fotos aumentou. Para organizar as fotos, separe tempo e não tenha preguiça. Vamos às dicas?

Álbuns digitais

– Ajunte em uma pasta todas as fotos que você encontrar em seu computador.

– Não tenha dó de excluir fotos que não ficaram boas: fotos tremidas, sem foco ou aquelas com poses iguais.

– Delete conteúdos duplicados.

– Crie pastas para cada ano e, dentro de cada uma, subpastas para cada evento. Se preferir, separe também por mês ou crie outras categorias.

– Quanto mais organizado, melhor. Mas escolha apenas um modo de organizar e não mude ao longo da tarefa.

– Deixe uma pasta para separar as fotos mais interessantes, destinadas à impressão.

– Seja específico ao nomear as pastas para que fique mais fácil reconhecer as fotos, evite nomes genéricos.

– Se você preza pela ordem das fotos na sequencia em que foram tiradas, não renomeie. Se a ideia é detalhar as fotos, renomeie ou liste em um arquivo de texto.

O backup do conteúdo inteiro é necessário, uma vez que somente uma forma não é confiável. O recomendado é que se tenha backup em, pelo menos, duas mídias externas. Cds, dvds, hds externos, pen drives e álbuns online, como Flickr e Picasa, são algumas das opções disponíveis.

A forma mais tradicional e confiável de fazer backup, porém, é a impressão das fotos. Se elas não forem para utilização profissional, uma ideia barata e prática é comprar um cupom de revelação em sites de compras coletivas.

Álbuns físicos

Reúna todas as fotos impressas ou reveladas que você encontrar pela casa. Em seguida, separe por ano e por evento, caso você lembre. Anote no verso das fotos as pessoas presentes e a situação em que foram tiradas. Em cada álbum, coloque até três eventos grandes ou seis pequenos, indicados por etiquetas.

Guarde os álbuns em caixas de presente, caixas de plástico transparentes ou em estantes. As fotos mais importantes podem ser inseridas em porta-retratos, fixadas na parede com fita adesiva, emolduradas ou penduradas em móbiles e varais.

Voltar