Como organizar a geladeira

Texto escrito pela Irene Loureiro, da Benfatto Organiza.

A geladeira é praticamente área comum da casa, todos têm acesso a ela, manter a organização e fazer a limpeza é praticamente uma tarefa semanal dependendo do número de residentes e periodicidade de execução das refeições. Lá em casa somos três, a manutenção poderia ser quinzenal, mas prefiro fazer toda semana, e por causa disso nunca preciso ficar muito tempo fazendo estas tarefas porque não deixo acumular sujeira e desorganização.

Limpeza da geladeira:

Na geladeira é melhor não usar produtos de limpeza abrasivos e tem que ser preferencialmente neutros, eu gosto muito de fazer uma solução de duas colheres de sopa cheias de bicarbonato de sódio dissolvidas em meio litro de água, é ótimo para a total higienização interna. As gavetas e prateleiras estão muito sujas? Não inventa, se puder tirar a peça, lave com detergente neutro e esponja macia, seque e coloque no lugar. Do lado de fora também não invente, use gotas de detergente neutro em pano umedecido ou esponja bem macia para não riscar. Se a geladeira é de aço escovado você pode usar, por exemplo, vaselina líquida para tirar alguma mancha, mas o detergente neutro com um bom acabamento usando um pano seco de microfibra é suficiente.

Cheiro na geladeira:

O cheiro ruim está relacionado à limpeza. Higienize com o bicarbonato de sódio e mantenha todos os alimentos cobertos ou protegidos com plástico filme, sem contato com outros alimentos dentro da geladeira. Evite empilhamento de alimentos, deixando o ar frio passar entre os mesmos.

Organizando geladeiras mais antigas ou simples:

Nas gavetas inferiores: Legumes e verduras, devidamente separados e acondicionados em sacos plásticos. Troque aquele plástico do mercado ou feira.

Prateleiras baixas: Frutas e doces. É o lugar também para colocar itens que precisam ser descongelados.

Prateleira intermediária: Guarde as sobras de comidas, sucos, refrigerantes, ovos ou todos os alimentos que precisam ser consumidos rapidamente nessa prateleira.

Primeira prateleira próxima ao freezer: Carnes, produtos derivados do leite, como: queijos, requeijão, iogurtes; caixas de leite abertas, patês, geleias, frios… Esse é o lugar mais próximo do freezer, ajudando a manter estes itens por mais tempo.

Porta: Você pode armazenar condimentos diversos, embalagens fechadas de iogurte, jarras de água e sucos e refrigerantes que não tiveram espaço nas prateleiras.

Organizando as geladeiras atuais ou mais modernas:

A organização fica um pouco mais livre em virtude da tecnologia, que permite temperaturas diferentes para cada espaço da geladeira, por exemplo, a porta pode acomodar laticínios e leite, pois tem também refrigeração adequada para estes alimentos. Os modelos vêm com porta ovos e bandejas de acrílico, a bandeja é bem bacana para você criar uma área de café da manhã dentro da geladeira, por exemplo. Acomode nela o requeijão, queijo ou geleia, etc. Fica bem mais fácil pra levar à mesa todos os dias!

Voltar