Como manter o sofá e almofadas sempre limpas e conservadas?

O sofá é um móvel feito para durar e está entre os mais utilizados de uma casa. Justamente por essa razão, também é um dos que mais acumula sujeira.

Apesar disso, a manutenção dele muitas vezes é negligenciada. É comum que as pessoas deem maior atenção ao piso e a outros móveis, onde a poeira pode ser identificada com maior facilidade.

Mas, a verdade é que se você criar o hábito de higienizar seu sofá com certa regularidade, ele vai estar sempre limpo, bonito e ainda terá uma vida útil maior. Para te ajudar nessa tarefa, separamos 6 dicas de como manter sofás e almofadas sempre impecáveis.

1 – Opte por sofá de capa removível

A primeira dica é para quem ainda não comprou o sofá da sua casa e está considerando as opções. Sempre que possível, dê preferência para modelos que tenham capas removíveis. Lembre-se que se o tecido puder ser lavado na máquina, será mais fácil mantê-lo sempre limpo.

2 – Use capas ou mantas extras

Boa parte da limpeza e manutenção de uma capa tem relação direta com a prevenção. Por isso, uma boa ideia para manter seu estofado protegido contra manchas, sujeira e até mesmo perfurações é usar uma capa ou manta sobre o sofá.

Esse cuidado deve ser ainda maior se você tem crianças ou pets em casa. Mas, se você não quiser utilizá-la o tempo todo, pode optar por colocá-la apenas em momentos de uso mais intenso, como nos finais de semana. Em dias quentes também é recomendado usá-las, já que protegem o estofado contra manchas de suor.

E se você está preocupada em esconder a beleza do seu sofá, lembre-se que são várias as opções de tecidos, cores e texturas. Sendo assim, a capa ou manta certa pode inclusive deixar sua decoração mais charmosa.

3 – Aspire toda semana

É claro que não basta apenas prevenir que seu sofá acumule sujeira, é preciso também limpá-lo com frequência para que ele sempre fique com um aspecto de novo. Por isso, a recomendação é que você passe um aspirador de pó nele toda semana.

Essa é a melhor forma de retirar toda a poeira que fica sobre o tecido, sem falar em sobras de comida, cabelos e pêlos de animais. Mas lembre-se de passá-lo por toda a extensão do móvel, dando atenção especial aos cantos e frestas.

4 – Outras formas de eliminar resíduos

Além do aspirador de pó, você também pode utilizar outros itens para retirar resíduos que se acumulam sobre o estofado. Uma escova macia e seca, por exemplo, é um ótimo acessório para te ajudar a manter o sofá sempre limpo.

Além dela, você também pode usar uma fita adesiva para remover pelos do seu animal de estimação do sofá. Para isso, basta enrolar sua mão com a fita e ir passando lentamente pelo tecido.

5 – Verifique as orientações de lavagem

Antes de realizar uma lavagem profunda, é fundamental consultar as orientações do fabricante com relação à lavagem do tecido. Verifique a etiqueta para ter certeza de qual produto você pode ou não utilizar. O mesmo vale para as capas das suas almofadas.

Vale ressaltar a importância desse item, já que muitas vezes, na tentativa de limpar o sofá, você pode acabar espalhando uma mancha e piorando a situação.

6 – Deixe o sofá longe do sol

Você sabia que os raios solares podem queimar o tecido do seu estofado? Por essa razão, na hora de escolher onde colocar o seu sofá, opte por uma área que não tenha exposição direta à luz do sol. É claro que o local pode e deve ser iluminado, mas não com uma incidência forte de raios solares.

Prontinho! Seguindo todas essas dicas, você vai poder descansar tranquilamente no seu sofá após um dia cansativo de trabalho, sabendo que ele está livre de qualquer sujeira. É claro que, se ela for muito pesada, você pode recorrer a um higienizador profissional. Mas, as dicas são formas de garantir uma boa manutenção da peça e fazer com que ela dure ainda mais.

E se você quer conferir mais dicas sobre como manter seu lar sempre em ordem, especialmente com produtos organizadores, clique aqui e acesse o blog da Benfatto.

Voltar