Como limpar o seu closet ou guarda-roupas

Aos poucos, o frio dá lugar aos dias mais frescos e quentes da primavera–verão. Com isso, é hora de limpar e guardar as roupas mais pesadas e dar espaço para os looks da nova estação. Ocasião perfeita para aprender umas dicas de como limpar o seu closet ou guarda-roupas e deixá-los mais organizados e funcionais!

Reserve um tempo

Programe-se para fazer a limpeza do closet durante um fim de semana mais calmo, ou, então, em algum dia com mais tempo livre. Caso não consiga encontrar um intervalo reservado para isso, você pode ir limpando por partes.

Faça uma “limpa” nas roupas

Que tal esvaziar o seu closet e avaliar o que realmente merece um espaço? Pode não ser fácil desapegar de algumas peças, mas doar o que você não usa mais é o indicado a se fazer nesses casos. Tanto porque você ajuda alguém, como libera espaço para organizar melhor as suas coisas.

Limpe todos os espaços

Aproveitando que o seu closet ou guarda-roupa estará vazio, é hora de higienizá-lo. Ácaros, mofo e fungos acabam se proliferando em espaços fechados com pouca ventilação e/ou umidade. Para removê-los desse lugar siga o seguinte passo a passo:

— passe um aspirador de pó nas portas, prateleiras, fundo e nas gavetas para tirar o excesso de impurezas;

— depois passe um pano levemente umedecido em uma solução de água com vinagre branco por todo o móvel.

— se preferir, você pode pingar algumas gotas de aromatizador de ambientes nessa solução;

— com o auxílio de uma escova com cerdas macias, limpe os cantos de difícil acesso;

— finalize passando um pano seco;

— deixe o espaço ventilar por uma hora antes de guardar as roupas novamente;

Coloque as roupas organizadamente

Agora que você aprendeu como limpar o seu closet ou guarda-roupa é hora de colocar as roupas e acessórios de volta. Nessa hora, tome cuidado para não fazer uma organização não funcional.

Lembre-se de colocar nos lugares mais altos e de difícil acesso aquilo que usa menos, vestidos e camisas em cabides e sapatos de uso recorrente à frente daqueles que usa menos.

Não esqueça que, sempre que puder, deixe o espaço bem ventilado. Assim, além de arrumado, seu closet estará livre de agentes que fazem mal a sua saúde. Não se esqueça de curtir a nossa página no Facebook para mais dicas!

Voltar