Como limpar adequadamente os tapetes da sua casa

Pode não parecer, mas um tapete tem inúmeras funções dentro do lar. Ele serve para aquecer o espaço, proporcionar conforto e ainda deixa a decoração mais charmosa. Sem falar que são versáteis, podendo ser utilizados em todas as áreas da casa. Mas, para garantir que ele possa desempenhar todas essas funções, é importante higienizar corretamente esse item. Dessa forma, além de ficarem mais bonitos, sua durabilidade aumenta e a saúde dos moradores da casa não fica comprometida. Afinal, quando mal cuidados, eles podem acumular poeira, ácaros, bactérias e fungos. Para te ajudar a evitar que isso aconteça, vamos ensinar algumas técnicas sobre como limpar tapetes que você pode fazer agora mesmo com o que tem em casa.

Limpeza a seco

Para deixar a rotina mais simples, o ideal é manter seu tapete sempre limpo, não deixando a sujeira acumular. Para isso, você pode fazer uma limpeza a seco. Comece polvilhando um pouco de bicarbonato de sódio ou amido de milho no item. Esse pó ajudará a retirar manchas e outros resíduos. Depois, basta aspirar tudo com cuidado.

Como tirar manchas?

Uma das principais dúvidas de quem quer aprender como limpar tapetes é com relação às manchas. Mas a verdade é que é mais fácil de retirá-las do que você imagina, já que você vai precisar apenas de um produto que certamente tem na sua cozinha: o vinagre. Faça uma mistura com partes iguais de água e vinagre. Umedeça a região manchada com essa solução e use uma esponja macia para esfregar delicadamente. Em seguida, utilize um pano seco para retirar os resíduos que sobraram. Você também pode adicionar um pouco de detergente neutro para deixar a mistura ainda mais potente.

Como limpar urina de cachorro?

Uma situação que pode acontecer com certa frequência em casas que tem cachorros é o pet fazer xixi no tapete. Se isso aconteceu no seu lar, fique calma. A limpeza pode ser mais fácil do que você imagina. Nesse caso, você também vai precisar de vinagre, assim como de um borrifador e papel absorvente. Comece pressionando a região com o papel, até que toda a urina seja absorvida. Em seguida, coloque o vinagre puro no borrifador e aplique na região. Ele vai matar os germes, tirar o mal cheiro e neutralizar a acidez do xixi.

Como tirar cheiros desagradáveis?

É comum que, após muito tempo de uso, o tapete acabe ficando com mal cheiro. Isso pode acontecer por causa de alimentos, fumaça, animais de estimação, entre outros motivos. Para resolver esse problema, será preciso usar bicarbonato de sódio. A dica é basicamente a mesma da limpeza a seco. A diferença é que nesse caso, é imprescindível o uso do bicarbonato e ele deve agir por 30 minutos. Depois disso, basta aspirar para retirar todo o pó.

Tapetes de pelo alto

Os tapetes de pelo alto estão entre os mais aconchegantes e são perfeitos para quem quer colocar um pouco de textura na decoração. Mas apesar de serem incríveis, eles podem demandar um pouco mais de cuidado. Por isso, neste último tópico, vamos te ensinar como limpar tapetes de pelo alto. Comece usando um aspirador de maneira suave, para não repuxar os pelos. Depois faça uma solução de água com detergente neutro. Use essa mistura para umedecer toda a superfície do tapete e, em seguida, passe uma escova macia nele de maneira suave, sempre no sentido do pelo. Essa é uma ótima técnica para remover manchas difíceis de retirar.

Por fim, umedeça um pano com água limpa e use-o para tirar os resíduos. Lembre-se que o tapete deve secar em local arejado. O ideal é que essa técnica seja realizada pelo menos uma vez por mês. E se você deseja deixar os pelos do tapete mais macios, pode colocar um pouco de amaciante de roupas na solução de limpeza.

Voltar