Como guardar e conservar as roupas de inverno

Elegantes e quentinhas para os dias mais frios, as roupas de inverno precisam de cuidados especiais na hora de voltar para o closet. Mais volumosas do que outras peças, guardá-las pode ser sinônimo de bagunça ou transtorno, quando não bem executada.

Porém, organizar, limpar e conservar corretamente esse tipo de vestuário é mais simples do que você imagina. Adotando alguns cuidados especiais, suas peças estarão sempre à mão, prontas, limpas e higienizadas para serem usadas quando bater aquele friozinho.

Ganhe mais espaço

Fazer um inventário das suas roupas é uma boa dica para ganhar aquele espacinho extra no guarda-roupa. Observe quais são as peças que você não usa há algum tempo e aproveite para fazer uma doação. Outra dica preciosa é investir em embalagens a vácuo, específicas para roupas.

Encontradas na internet ou em lojas de departamento, esse tipo de acondicionamento usa o aspirador de pó para tirar o ar da embalagem, reduzindo o volume ocupado pelas peças em até 5X. Além de protege-las da ação de micro-organismos. Mas, lembre-se sempre, antes de guardar, as roupas precisam estar completamente limpas e secas.

Os vilões das roupas de inverno

Por se tratarem de peças mais pesadas e de uso recorrente, elas tendem a reter mais suor, escamação de pele, poeira do dia a dia e outras impurezas. Devolvê-las ao guarda-roupa sem fazer a higienização é tudo o que os ácaros e fungos mais querem que você faça. Além de danificar os tecidos e causar odores, esses bichinhos microscópicos geram inúmeros problemas respiratórios.

E, mesmo depois de limpas, o indicado é que a cada dois meses, em média, se retire as roupas de inverno do armário para ventilar, deixa-las tomando um ar e pegando um pouco do sol da manhã, de 24 a 48 horas já o suficiente. Agora, tão importante quanto limpar corretamente é não degradar as roupas no processo. Lembrando que nem todos os tipos de roupas podem ser lavadas, secadas e acondicionadas da mesma forma.

Cuidados com cada tecido

Peças brancas tendem a amarelar se expostas à luz, mesmo que artificial. Uma dica é conservá-las dentro de malas, caixas ou até mesmo embalagens plásticas, desde que não transparentes. Lã e Náilon podem deformar se forem penduradas em cabides, então recomenda-se que fiquem dobradas. Já no processo de lavagem, deve-se evitar a centrífuga e exposição ao sol excessivo, além de manchas, fazer isso pode danificar as fibras do tecido.

Couro e camurça não podem ser molhados. Para limpar trajes de couro o indicado é usar, em pequenas quantidades, vaselina, liquida ou em creme. Já para a camurça, você pode limpar com sprays específicos, mas aconselha-se que, preferencialmente, a lavagem seja feita em lavanderia profissional. A camurça, geralmente, descolori na lavagem, então, se você tiver um conjunto da mesma cor, lave-os sempre na mesma vez, para não acabar ficando com um tom sobre tom. Para guardá-las, não use sacos plásticos, o correto é deixa-las protegidas dentro de capas escuras de TNT.

Dicas e truques

Para ficar mais prático o armazenamento, coloque as roupas semelhantes no mesmo recipiente. Moletom com moletom, lã com lã, etc. Não esconda todas as roupas nas prateleiras mais altas ou em cantos de difícil acesso. Deixe aquelas peças curingas, para quando fizer frio repentino, em um lugar de fácil acesso.

E para evitar mau cheiro, além da devida limpeza como já comentamos, guarde junto com as roupas folhas de amaciante ou lascas de cedro, que são conhecidas por repelir insetos. Agora que você aprendeu a organizar e proteger as suas roupas de inverno, estará sempre com um closet bem arrumadinho e um look impecável quando o frio bater.

Gostou das nossas dicas? Curta a nossa página no Facebook e fique por dentro das novidades da Benfatto Organiza!

 

Voltar