Como escolher frutas, verduras e legumes no mercado

Aposto que você já se deparou com essa situação: você está no mercado ou na feirinha perto de casa, quer comprar frutas, verduras ou legumes e não sabe direito como escolher as melhores opções… “Será que tem que apertar para ver se está madura o suficiente? ” “Como vejo se está estragado por dentro? ” São tantas dúvidas que podem surgir! Como dizem por aí: Quem nunca, né?!

Separamos algumas dicas bem legais sobre como escolher frutas, verduras e legumes no mercado para você nunca mais errar nessa hora! Confira:

Banana:

A banana ideal para levar para casa é aquela que já tem algumas manchinhas pretas na casca, pois isso indica que ela já está madura o suficiente para ser consumida logo; você não precisará esperar para que ela amadureça.

Outra dica é ficar de olho no cabinho: escolha bananas bem amarelas, aquelas que ainda estão com o cabinho verde não estão maduras o suficiente e não estarão saborosas.

Mas se a sua ideia é comprar um cacho cheio para deixar em casa por um tempo, escolha aquelas que ainda estão um pouco verdes. Assim, você evita comprar as que já estão boas para consumo imediato e evita que elas estraguem facilmente.

Abacaxi:

O abacaxi é cheio de características na hora de escolher o mais saboroso. Fique de olho no aspecto da fruta: se a cor estiver meio verde, ainda não está bom. Se estiver amarelado, está bom! Já se estiver mais pro marrom, provavelmente já está passado.

Outra dica é cheirar a fruta. Se você perceber um cheirinho doce, está pronto para o consumo. Se o cheiro estiver muito forte e azedo, já passou do ponto.

Apertar levemente o abacaxi também é uma boa solução. A fruta deve estar maleável, nem muito duro, nem muito mole!

Pimentão:

Na hora de escolher o pimentão, opte por aqueles de cores mais vivas e de aroma perfumado; preste atenção também na textura e peso: eles devem ser firmes e pesados.

Berinjela:

Escolha berinjelas de cascas firmes, brilhantes e lisas. Além disso, opte pelas berinjelas de formato comprido, mas não muito grandes, pois as maiores podem ter muitas sementes e fibras.

Outra dica é ficar de olho nas folhinhas que ficam na ponta da berinjela: elas devem estar bem grudadas à casca e bem verdinhas.

Pera:

Primeiro, fique atenta à cor da fruta. Quanto mais verde, mais dura é a carne da pera. A melhor pera será aquela completamente amarelada. Se houver sinais de manchinhas marrons, ela já está boa para comer, portanto não demore muito para consumi-la!

Abacate:

Diferente das outras frutas, para escolher um bom abacate, jogue-o para cima. Quanto mais pesado ele for, mais polpa ele tem, portanto pode render mais.

Outra dica é a cor do abacate: casca verde-clara e sem manchas é sinal de fruta boa!

Maçã:

Prefira as maçãs com casca lisa, fina, brilhante, sem manchas escuras ou partes moles. O ideal é apertar (de leve) a fruta e prestar atenção se o seu dedo afunda. Se sim, a fruta já está passada, pois a carne da maçã precisa ser firme.

Laranja ou limão:

Laranjas e limões de casca lisa e brilhante são, geralmente, os que tem mais suco. Escolha sempre os mais pesadinhos e firmes.

Melancia ou melão:

Nestes, o ideal é você bater com o nó do dedo nas cascas. Se o som de dentro da fruta for abafado, estão maduras e deliciosas!

Outra dica é verificar o aspecto das cascas: devem ser firmes, brilhantes e sem manchas escurecidas.

Curta nossa página no Facebook para mais dicas! 🙂

Voltar