Chá Bar: o que é e como organizar

Antes de te ensinar como organizar chá bar, vamos te explicar o que é esse evento e como ele surgiu. Antigamente, criou-se o costume de, antes das festas de casamento, as noivas chamarem algumas de suas convidadas mais próximas para realizar um chá de panela. Nessas ocasiões, as mulheres a presenteavam com alguns utensílios usados na cozinha. Porém, esse evento não fazia sentido para muitos casais, já que os homens não eram convidados para ele. Por essa razão, foi criado o chá bar. Nele, homens e mulheres se reúnem para celebrar a proximidade do casamento. Dentre os convidados, estão os familiares e amigos mais próximos do casal. E é claro que nessa ocasião, eles também aproveitam para presentear os noivos com alguns mimos.

Defina o orçamento

A primeira coisa que você deve fazer antes de pensar em como organizar chá bar é verificar o orçamento. Isso porque, nesse período o casal terá muitos gastos. Afinal, mesmo que a casa dos noivos já esteja toda equipada, as festas de casamento demandam grandes quantias e o chá bar acaba sendo um gasto extra. Portanto, antes de planejar os preparativos, verifique quanto poderá ser gasto no evento. A partir disso, será possível definir o estilo da festa e quantas pessoas serão convidadas.

Decoração

Uma das partes mais importantes sobre como organizar chá bar é a decoração. O estilo da festa depende muito do casal e do orçamento. Os noivos podem optar por uma reunião mais simples ou fazer uma grande celebração, com bolo, buffet e até DJ. Nas duas opções, há várias possibilidades. Mas, uma das decorações mais pedidas para esse evento é a inspirada nos próprios bares. Nesse caso, é possível utilizar mesinhas de bar, garrafas, latinhas e caixas de cerveja, rótulos de bebidas, toalhas quadriculadas, baldes de gelo, lousas, entre outros itens.

Cardápio

Quem escolheu fazer uma festa mais sofisticada, pode servir um jantar com risoto, massas e outros pratos. Já, quem prefere uma comemoração mais simples, pode apostar em um churrasco ou em salgadinhos. Como aperitivo, os amendoins são uma boa pedida. Já, com relação às bebidas, em algumas festas os noivos pedem para que os homens levem as bebidas, enquanto as mulheres levam presentes para a casa. Mas, isso não é uma regra. Você pode contratar um serviço de bar ou simplesmente reunir várias bebidas em um espaço e deixar os convidados à vontade para fazer seus próprios drinks. Nesse caso, vale até colocar alguns quadrinhos ensinando como fazer os principais.

Lembrancinha

Finalmente, é comum oferecer alguns mimos aos convidados que compareceram ao chá bar. É claro que a escolha das lembrancinhas vai depender da decoração da festa. Mas, se os noivos escolheram se inspirar nos botecos mesmo, que tal dar para os amigos e familiares abridores de garrafas, saca rolhas ou copos personalizados?
Voltar