Afinal, o que é o Método KonMari?

Não é de hoje que o Método KonMari vem chamando atenção. Criado há mais de 5 anos por Marie Kondo, ele consiste em uma forma diferente de enxergar o processo de organização de uma casa. Mas por qual razão essa metodologia faz tanto sucesso? Nós vamos te contar em seguida.

Você já ouviu falar em Marie Kondo?

Idealizadora do Método KonMari, Marie Kondo nasceu no Japão e conquistou o mundo com suas técnicas de organização. Ela até mesmo já foi considerada uma das 100 pessoas mais influentes do planeta, pela revista Time. Sua metodologia chamou tanta atenção que ela já escreveu dois livros, “A Mágica da Arrumação” e “Isso me traz alegria”, e possui uma série na Netflix, que se chama “Ordem na Casa, com Marie Kondo”.

O que o Método KonMari tem de especial?

A metodologia de organização criada por Marie Kondo tem como base os sentimentos. Ela entende que os objetos despertam sentimentos nas pessoas e, por essa razão, Marie convida seus pupilos a lidarem com as emoções causadas pelos itens que possuem em casa.

O “pulo do gato”:

Assim como todo processo de organização, o Método KonMari também recomenda que seja feita uma seleção dos objetos que serão mantidos e dos que serão descartados, doados e vendidos. Mas, a grande diferença é que essa triagem é feita sob uma perspectiva que valoriza a vida e o lar. O processo de organização acontece de dentro para fora, como uma espécie de terapia.

Ressignificando: um passo a passo completo para utilizar o Método KonMari

1º – Se prepare para muita reflexão

Antes mesmo de começar a organização, reserve um tempo para pensar sobre o motivo de você querer colocar sua casa em ordem. Aproveite esse momento para agradecer pelo seu lar e refletir se essa casa realmente está recebendo todo cuidado e atenção que ela merece.

2º – Arrume tudo de uma vez

Nós sabemos, fazer isso é trabalhoso. Mas é dessa forma que Marie Kondo recomenda que a organização seja feita. Apesar de demandar mais tempo e comprometimento, organizar tudo de uma vez tem suas vantagens. Afinal, além de evitar que a arrumação seja deixada para depois, dessa maneira fica mais fácil de reunir objetos semelhantes que estão espalhados pela casa, especialmente fotos, livros e documentos.

3º – Comece pelo mais fácil

Por ser uma forma nova de enxergar seus pertences, Marie recomenda que os novatos comecem a organização por objetos que são mais fáceis de identificar os sentimentos causados. Segundo o Método KonMari, a sequência ideal a ser seguida é:

A razão para seguir essa ordem é bastante simples: a última categoria é a mais difícil de fazer e se você começar por ela, pode acabar desistindo de todo o processo. Mas, se ela for feita por último, você já estará melhor preparado para lidar com todas as emoções que esses objetos irão despertar.

4º – Empilhe tudo

Uma das práticas que Marie ensina (e que mais assusta quem está praticando o Método KonMari pela primeira vez) é começar o processo fazendo uma pilha com todas as roupas que você possui. Sim, todas mesmo! Se você tiver qualquer peça guardada em outro local, ela deve ser incluída nessa pilha.

Segundo a criadora do Método Konmari, somente dessa forma a pessoa tem real noção de tudo o que ela possui. Consequentemente, ela percebe que não precisa de tantas peças, facilitando o processo de desapego. Vale ressaltar que a organização de todas as categorias deve ser feita dessa mesma forma.

5º – Sinta alegria

Esse é um dos passos mais importantes do Método KonMari. Como nós dissemos anteriormente, Marie Kondo acredita que você deve prestar atenção no sentimento que cada item provoca. A ideia é pensar no seu lar como uma espécie de santuário, e, sendo assim, não há razão para ter nele nenhum objeto que transmita sentimentos ruins.

Na prática isso significa que se o objeto te trouxer alegria, ele deve ser mantido. Caso contrário, ele pode ser doado, vendido ou descartado. Para isso, você deve seguir apenas um pequeno ritual: segure cada item nas mãos, olhe para ele e sinta.

6º – Agradeça e diga tchau

Você já percebeu que determinado objeto não te transmite alegria e definiu que ele deve ser descartado. Mas e depois, é só doá-lo? Não! O Método KonMari diz que antes de fazer isso você deve segurar o item e agradecer por todo o tempo em que ele lhe foi útil. Segundo Marie, esse pequeno ritual faz com que você não se sinta culpada por se desfazer dos seus pertences.

7º – É hora de organizar

Agora que você já definiu o que será mantido na sua casa, chegou a hora de começar a colocar tudo em ordem. Existe uma forma correta para armazenar cada tipo de objeto, mas de maneira geral, o Método KonMari propõem que todos os seus itens sejam mantidos à vista, para que seja mais fácil de encontrá-los.

A palavra-chave aqui é praticidade. Crie um padrão de organização que faça sentido para você e que esteja alinhado com a sua rotina. Além disso, evite práticas de arrumação que podem ser facilmente bagunçadas, como grandes pilhas de roupas dobradas no armário, que você precisa desmontar para alcançar a peça que você deseja.

Lembre-se que quanto mais simples for a organização, mais fácil será manter a cada em ordem.

E se você precisa de ajuda para manter todos os seus pertences em seus devidos lugares, investir em produtos organizadores é uma ótima opção. Clique aqui e confira os modelos da Benfatto.

Voltar