Organização das gavetas na cozinha

gaveta-cozinha-titulo-1

Matéria Divulgada No Blog Elo7, No Dia 11 De Janeiro De 2016.

Se você dá aquela “empurradinha” com o quadril para fechar a gaveta da sua cozinha, vive se cortando procurando o pegador de salada que está ao lado da faca ou perde um tempão revirando tudo para procurar algum utensílio, esta matéria é pra você!

Os velhos hábitos

Algo bastante comum que observo nas residências que atendo é uma despreocupação com a gaveta da cozinha, a ideia que os utensílios ficam nas gavetas faz com que as pessoas não se preocupem com a organização dentro delas, afinal, a concha do feijão está dentro da gaveta, não vai fugir, então, ela é simplesmente jogada lá sem nenhum critério.

Esta despreocupação acaba sobrecarregando as gavetas, principalmente com acessórios de eletrodomésticos de pouca frequência de uso. Então, o primeiro passo é avaliar seus hábitos ao cozinhar e tentar deixar nas gavetas o que realmente é usado no dia a dia e também o que pode estar impedindo a gaveta de ser bem organizada por causa do excesso. Exemplos: lâminas ou espátulas e pás de batedeira, desloque para outro espaço na própria cozinha ou até fora dela quanto menos frequente for o utensílio.

Captura_de_tela_041717_122150_PM

Uma dica é deixar itens de pouco uso dentro de uma caixa plástica, mas, com o cuidado de deixar separado em embalagens de TNT ou sacos identificando à qual eletrodoméstico pertence. Outra alternativa é deixar os acessórios extras dentro do próprio aparelho.

Organizando os utensílios do dia a dia

Feita a triagem inicial para retirar o excesso de utensílios de pouco uso, não custa também dar uma reavaliada naquilo que ficou e fazer o famoso desapego. Sabe aqueles utensílios duplicados sabe-se lá por quê? Podem ser doados!

Já dei esta dica aqui, mas vale relembrar… Tente separar seus utensílios por tamanho e principalmente função. Você vai encontrá-los muito mais rápido pode ter certeza! Separe o que é por exemplo:

– Preparação: facas, descascador de legumes, espremedor de alho, abridor de lata, etc

– Execução: colher de pau ou silicone, escumadeira, etc

– Servir: concha do feijão, pegador de salada e sorvete, etc.

Se está planejando uma cozinha nova, deixe os talheres próximos à mesa. Não tem que ficar obrigatoriamente ao lado do fogão, também não é necessário que fiquem na primeira gaveta, caso isso não seja possível, afinal de contas, você não usa garfo para preparar o alimento.

Invista em organizadores longos ou que permitam fazer uma subdivisão na gaveta de utensílios, não deixe itens pequenos soltos, use pequenas cestas vazadas para organizá-los. Divisórias ajustáveis ajudam muito fazendo esta separação dentro das gavetas ou as práticas barras organizadoras de parede.

Vale também usar a criatividade aproveitando latas e potes de vidro para organizar os utensílios na posição vertical próximo à bancada do fogão. Até a próxima e boa organização!

Imagens: Pinterest E Acervo Da Autora

Fonte: Http://Blog.Elo7.Com.Br/Casa/Organizacao-Das-Gavetas-Da-Cozinha.Html

Voltar

Uma resposta para “Organização das gavetas na cozinha”

  1. Fernanda Virgínia Kolning de Souza disse:

    Perfeito

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NÃO ENCONTROU O QUE PRECISA? COMO PODEMOS LHE AJUDAR?

I.C.L ORGANIZACAO PROFISSIONAL LTDA - CNPJ 09.416.119/0001-14 - R Madre Maria dos Anjos, 1084 - Curitiba - PR
Fale conosco!