Dia a dia de uma Personal Organizer

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Personal Organizer é aquela pessoa que é contratada para organizar espaços dentro de uma casa, ensinar várias dicas para deixar tudo arrumado e orientar prestadores de serviço. Como percebemos o interesse de várias pessoas no assunto, criamos perguntas e respostas para mostrar a rotina das profissionais do ramo e outras curiosidades. Vale a pena conferir!

 

De onde surgiu o nome ‘Benfatto’?

Eu e Cristiane somos descendentes de italianos e Curitiba é uma cidade colonizada por europeus. Então, queríamos um nome forte, de fácil memorização e que significasse o objetivo da nossa missão. Benfatto quer dizer “bem feito”.
Como começou a parceria Irene e Cris?

Eu estava iniciando meu caminho como palestrante e procurava alguém que atendesse a prestação de serviços comigo e ao mesmo tempo conhecesse bem a cidade e o perfil do curitibano, já que sou de São Paulo. Então eu encontrei a Cristiane em um curso de qualificação para Organizadores Profissionais, que acontecia em Curitiba.
Como surgiu a ideia de se tornar Personal Organizer?

Bem, no meu caso foi bem interessante. Um amigo sabia que eu procurava uma nova atividade profissional e disse diretamente que eu era uma Personal Organizer. A partir desta ideia, fui procurar como isso se desenvolvia no Brasil. Já a Cris partiu de uma ideia própria e pesquisa sobre a atividade e cursos relacionados ao tema.
Como foi se firmar neste ramo?

Para nós duas foi um verdadeiro desafio, já que a sensação na época era que ninguém estava fazendo isso na cidade. A persistência foi a chave, não havia parâmetros. Curitiba é uma capital que sofre com o estresse, trânsito, compromissos sociais e profissionais de seus habitantes e com a sensação cada vez menos tempo para organizar suas residências. Com isso, as famílias precisam de ajuda para treinar os empregados do lar.
Como é um dia típico de uma profissional da área?

Hoje temos uma divisão de responsabilidades, a Cristiane supervisiona e realiza a maior parte da prestação de serviços de organização de espaços e principalmente o treinamento de empregadas domésticas. Enquanto isso, eu me dedico mais aos cursos e na área administrativa, mas também participo de projetos maiores ou mais longos. A agenda da semana sempre compreende dias dedicados à organização de residências com diárias de pelo menos sete horas. Há sempre pelo menos um dia também dedicado às visitas de avaliação para fazer os orçamentos, compra de material necessário para o trabalho e constante atendimento ao cliente via internet e telefone. Uma rotina bem movimentada, cada semana é uma nova história e, portanto, um novo desafio. Não existe rotina.
A organização é uma ação natural ou as pessoas precisam treinar para cultivar este hábito?

Para alguns é natural e para muitos é preciso aprender e aplicar métodos.
Com a agenda cheia, como é possível manter a casa organizada?

Depende muito do que significa ter uma casa organizada para as pessoas. Acho que tanto pra mim como para a Cristiane, a organização não tem relação com simetria ou rigor, uma casa tem que ter vida e movimento, mas cada objeto, documento, roupa, brinquedo e utensílio tem seu espaço definido. Existe uma rotina estabelecida tanto para a família como para os colaboradores que seriam os empregados do lar.
Entre a organização de espaços como cozinhas, salas e quartos, qual deles é, geralmente, o que dá mais trabalho? Por quê?

O espaço mais trabalhoso fisicamente e mentalmente por vezes é o home-office. Organizar livros, material de trabalho, fotografias e principalmente documentos é um trabalho mais analítico e demorado, que exige da Benfatto concentração, responsabilidade e discrição.
Em todos estes anos, já aconteceu um fato interessante que poderia ser compartilhado?

Não sei se podemos dizer que é interessante, mas quando topamos o desafio de trabalhar em Curitiba ouvimos muito que o perfil de seus moradores nos limitaria a organizar todos os espaços da casa, com exceção do home-office. Para nossa agradável surpresa, nossos clientes são muito receptivos com a organização de seus documentos, o que para nós é motivo de solidificação no mercado de trabalho do organizador profissional em Curitiba.

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