Volta às aulas: 8 dicas para os pais

O ano letivo está quase começando e para que a volta às aulas seja o mais tranquila possível, separamos 8 dicas para os pais se prepararem para essa data.

Rotina

A primeira das 8 dicas para os pais é criar uma rotina. Ela é fundamental para que os horários e demais responsabilidades sejam cumpridos. Por exemplo, se a criança estuda cedo, ela também deve ir para a cama cedo. Assim, acordar no horário não será um problema. Também é importante que ela tenha um horário de estudos fixo que, de preferência, você possa acompanhar. Além disso, procure fazer uma lista de tarefas e um calendário de atividades. Nesse caso, use cartolina ou qualquer outro material, mas lembre-se de deixá-lo o mais lúdico possível, para que seu pequeno se sinta incentivado a cumprir suas responsabilidades.

Crie um local para os estudos

Procure escolher um lugar silencioso, pode ser no quarto do seu filho (a), por exemplo. Escolha uma mesa confortável, com cadeira e boa iluminação. Coloque também itens de uso contínuos, como lápis, caneta, cadernos e livros. Se a criança já estiver usando o computador para tarefas escolares, certifique-se de que a tela fica na altura dos olhos, para evitar problemas na coluna.

Invista em produtos organizadores

O ideal é deixar o material escolar próximo do local de estudos. Para isso, você pode usar uma estante, prateleiras, caixas organizadoras, entre outros itens. Uma boa dica é abusar da criatividade e apostar em latas, baldinhos e outros elementos. O mais importante nesse caso, é incluir a criança na organização do local, para incentivá-la a deixar o espaço sempre em ordem.

Antecedência

Para reduzir a correria das manhãs, é preciso fazer algumas tarefas com antecedência. Procure separar o material escolar e o uniforme no dia anterior por exemplo, evitando atrasos. E por falar nisso, que tal se programar para sair alguns minutos mais cedo do que o programado, para que seu filho (a) nunca perca o começo das aulas?

Cardápio semanal

Criar um cardápio semanal torna todo o processo de alimentação mais simples. Afinal, ao planejar com antecedência, você reduz as idas ao supermercado e ainda pode adiantar várias preparações. Lembre-se também de incluir os lanches do seu pequeno (a) na lista. Dessa forma, será mais simples garantir que ele tenha uma alimentação saudável.

Café da Manhã

Uma das 8 dicas para os pais se prepararem para a volta às aulas é deixar a primeira refeição do dia pré-pronta. Uma boa ideia é separar um espaço na cozinha ou arrumar uma bandeja, por exemplo. Deixe nela todos os alimentos e utensílios que serão utilizados, como pães, achocolatado, xícaras, colheres, espátulas, facas, entre outros. Dessa forma, você só precisará pegar os alimentos que estão na geladeira.

Separe as matérias

Se você ainda não fazia isso, não pode deixar passar nem mais um dia. Ao separar as matérias, fica muito mais fácil para o seu filho estudar. Sem falar que você também consegue procurar as lições de casa com maior facilidade. Para isso, você pode usar um fichário, um caderno ou vários. A última opção inclusive é ótima para economizar espaço na mochila. Pois, dessa forma, a criança leva para a escola apenas os cadernos das matérias que terá no dia.

Registre

Com tudo pronto, não esqueça de tirar uma foto para registrar a volta às aulas. Além de ser uma bela lembrança, também passa para a criança a mensagem de que esse dia deve ser celebrado. Desse jeito, ela se sentirá mais empolgada para o recomeço, tornando a transição das férias para o início do ano letivo mais leve.
Voltar