Truques para você aproveitar melhor o seu espaço

Mesmo sendo mais comum em apartamentos, qualquer lar, não importa o tamanho, um dia chegará ao ponto de faltar espaço suficiente ou este espaço não ser muito bem utilizado ou planejado. Com o passar do tempo, é muito normal as pessoas começarem a acumular móveis e objetos dentro de casa, seja por falta de organização, vício em compras, etc… e aí começa a faltar espaço para tudo. Isto pode acabar com o espaço funcional de seu lar, prejudicando, inclusive, a área de circulação e deixando o ambiente muito mais poluído visualmente!

A melhor solução para enfrentar esse incômodo é se planejar e adaptar o interior do seu lar às novas condições de moradia e também jogar algumas coisinhas que apenas ocupam espaço fora. Infelizmente, nem sempre aquela sua cama grande de infância ou aquele super armário que cabe tudo irão caber em seu novo lar. Então o jeito é achar novas formas de aproveitar o seu espaço! Aqui vão algumas dicas preciosas:

O primeiro passo, antes de iniciar qualquer mudança, é planejar com cuidado todos os cômodos que você irá querer mudar e separar o que é realmente essencial para o seu lar. Em alguns casos, se a mudança for muito grande, é recomendável o uso de móveis planejados, que são ergonômicos e muito funcionais.
Uma boa ideia para pequenos espaços é a utilização de prateleiras. Mas cuidado, não coloque muitos enfeites e objetos nelas, isso acaba poluindo visualmente o ambiente.
Caso o seu problema realmente seja com prateleiras e o prazer em decorá-las ou enchê-las de objetos como CDs e livros, tente optar por armários com várias portas. Deixa o espaço mais limpo, mais organizado e mais leve, sem contar que pode te ajudar na hora da organização e limpeza.
Tire o máximo que conseguir de todos os seus objetos e espaços de sua casa!  A dica é que qualquer cantinho pode ser aproveitável: escadas podem ser espaços para armazenamento, as estantes podem ser integradas aos sofás, bancos e banquetas podem assumir os lugares dos criados-mudos. Colocando multifunções aos itens de um ambiente, diminuímos o número de móveis necessários. Com isso, ganhamos espaços sem perder a funcionalidade de uma peça.
Trocar mesas de centro por banquinhos também pode ser uma ótima alternativa para você que precisa de assentos extras de vez em quando, naquela janta com os amigos ou numa festinha em sua casa.
Não compre por impulso! Antes de comprar, reflita se você precisa realmente daquilo. Isso vai evitar que sua casa fique cheia de objetos sem uso.
Escolha um cantinho e armazene em caixas tudo o que você só usa de vez em quando, como alguns objetos de limpeza e alguns eletrônicos.

Estas são apenas algumas dicas, mas existem muitas outras! Organizando-se bem, falta de espaço nunca será um problema… Apenas trata-se de paciência e esforço para manter a organização em dia!

Curta nossa página no Facebook 🙂 

Voltar