Tendências de decoração para 2019

Em sua maioria, as tendências são um reflexo das necessidades da sociedade e mudam constantemente. Por isso, no início de todo ano são apresentadas as inclinações predominantes para várias áreas e é claro que no design de interiores não poderia ser diferente. As principais empresas e especialistas do assunto já deram suas opiniões e nós reunimos aqui as principais dicas de decoração para 2019.

Cor do ano: Living Coral

Se você está querendo decorar sua casa, não pode deixar de integrar o coral no seu lar. De acordo com a Pantone, essa é a cor do ano. A tonalidade foi escolhida porque reflete a vontade das pessoas em equilibrar intimidade com modernidade, especialmente em uma era em que a tecnologia domina o cotidiano da sociedade. Sendo assim, ao mesmo tempo que a cor transmite energia e sociabilidade, ela também demonstra suavidade, alegria e otimismo.

Por ser um tom vibrante, combina bem com cores escuras, como roxo, verde e azul marinho. Com relação à sua distribuição nos cômodos, prefira usá-la em detalhes, para não sobrecarregar o espaço.

Paleta de cor modernista

Além da cor do ano, outras tonalidades também estão em alta, especialmente os tons terrosos, como vermelho e marrom. Entretanto, a principal paleta de cores de decoração para 2019, segundo a Vogue, é a modernista. Ela é composta por cores básicas, como azul marinho, verde petróleo, vinho e amarelo açafrão. Presentes em elementos da natureza, juntas elas remetem ao clima invernal, com sofisticação e sobriedade.

Natureza

A natureza não aparece apenas na utilização das cores. Nesse ano, ela também estará presente em objetos decorativos com formato de animais e plantas. Isso se deve principalmente por causa do reconhecimento da importância do meio ambiente e pela inclinação ao estilo de vida vegano.

Materiais

Levando em consideração os tópicos anteriores, você já deve imaginar que as pessoas passaram a se interessar cada vez mais por itens sustentáveis e produtos artesanais. Dessa forma, as fibras, madeiras e cerâmicas ganham mais espaço, assim como os itens reciclados.

O mármore e o granilite também estão em alta. O segundo é uma junção de cimento, pedras naturais e do próprio mármore. Antigamente, ele era usado apenas no solo. Mas neste ano, surge como uma excelente opção para cozinhas e banheiros. Afinal, ele é resistente à água, tem boa durabilidade e baixo custo.

Imperfeição

E por falar em artesanato, as peças que antes seriam consideradas imperfeitas para decorações, ganham importância neste ano. Especialmente por causa do fato de serem únicas. Por isso, será comum encontrar itens com pequenas irregularidades, como marcas de oxidação e de dedos, devido à modelagem do objeto.

Minimalismo

Já faz um tempo que o minimalismo começa a ganhar espaço na vida das pessoas. Mas neste ano, esse estilo também é uma tendência de decoração para 2019. Nesse caso, a simplicidade é a principal característica. Por isso, os objetos devem ser práticos, com acabamento limpo e sem grandes floreios.
Voltar