Técnicas de organização pessoal: 8 dicas que você pode colocar em prática agora mesmo

Nós te entendemos: conciliar casa, família, filhos e trabalho não é fácil. Na maioria das vezes, acaba não sobrando tempo para você, não é mesmo? Cada uma dessas áreas da nossa vida demanda tempo e esforço. E com agendas cada vez mais atribuladas, a tendência é que algumas coisas sejam deixadas para depois. Com isso, as tarefas se acumulam e aquela sensação de dever cumprido fica cada vez mais distante.

Mas calma, pois isso também tem solução! A seguir, separamos dicas práticas de organização pessoal, para que você consiga colocar a sua vida em ordem de uma vez por todas.

Priorize tarefas

Todos nós temos a tendência de realizar primeiro as atividades mais rápidas e prazerosas. Afinal, gostamos de retornos imediatos. O problema é que ao fazer isso, ignorando a urgência de outras demandas, as tarefas mais importantes podem acabar se acumulando. Consequentemente, os prazos ficam cada vez mais curtos e a sua ansiedade começa a aumentar.

Para evitar que isso aconteça, a melhor técnica é separar as tarefas usando uma hierarquia. Defina quais são urgentes, quais são importantes e quais podem ser adiadas sem grandes consequências. Dessa forma, você sabe quais devem ser realizadas por primeiro, evitando problemas futuros.

Uma coisa de cada vez

Trabalhar em casa, como boa parte das pessoas está fazendo nessa pandemia, não é fácil. Mais do que nunca, é preciso ter muita organização pessoal para não misturar as tarefas de casa com as do trabalho. Para resolver isso, sugerimos que você mantenha o foco em uma ação de cada vez. Tentar trabalhar enquanto a roupa está na máquina, por exemplo, só vai tirar seu foco e prejudicar a produtividade.

O mesmo serve quando você estiver com sua família. Nos momentos de lazer, evite trabalhar e se preocupar com questões profissionais. Afinal, se a sua cabeça estiver em outros assuntos, você acaba não fazendo direito nem uma coisa, nem outra.

Diga não à procrastinação

Você já sabe quais são as consequências de procrastinar e mesmo assim não consegue abandonar esse hábito? Está na hora de eliminar esse hábito e uma das melhores formas de fazer isso é subdividindo uma tarefa grande em atividades menores. Dessa forma, você cria um roteiro do que deve ser feito e sabe exatamente por onde começar. O resultado disso? Você se sentirá cada vez mais motivada, já que terá a sensação de dever cumprido a cada etapa realizada.

Crie metas reais

Não tem jeito, seu dia só tem 24h. Por isso, não adianta querer resolver tudo em um único dia. Estabelecer uma quantidade irreal de metas pode te sobrecarregar e estressar. Sem falar que ainda ficará desapontada por não conseguir cumprí-las. Para evitar que isso aconteça, você pode criar uma lista semanal de tarefas e dividí-las no decorrer da semana. Não esqueça de separá-las por categoria e de levar em consideração o tempo que cada uma leva para ser realizada.

Tenha um propósito

Dar significado para cada uma das suas ações faz com que você deixe de enxergá-las como obrigações. Para isso, reflita sobre o motivo de fazer cada coisa. Aos poucos, você começará a ver o propósito por trás delas e, com o tempo, a frase “eu tenho que fazer” será substituída por “eu quero fazer”.

Use a tecnologia

Um dos principais objetivos da tecnologia é facilitar a nossa vida e isso também serve para a organização pessoal. Com as ferramentas certas, você consegue organizar a sua rotina e até mesmo reduzir o tempo destinado para certas atividades. Atualmente, existem inúmeras opções de aplicativos e softwares que podem ser utilizados para gerenciar projetos, listar tarefas, te avisar sobre compromissos, entre outras funções. Teste as alternativas e descubra qual funciona melhor para você.

Estabeleça horários

Essa é a principal dica para quem busca a organização pessoal e deseja equilibrar família e trabalho. Procure estabelecer limites de horários e cumpra eles. É claro que em algumas situações, você pode e deve ser flexível.

Mas, é fundamental ter em mente a importância de uma rotina. Com ela, você consegue estar realmente presente, seja nos momentos em que está trabalhando, seja nas horas vagas. Sem falar que, quanto mais você aproveita seus períodos de descanso, mais produtiva estará na hora de trabalhar.

Organize os espaços físicos

Você já ouviu dizer que a nossa casa é um reflexo de como estamos por dentro? Pois saiba que o contrário também é verdade. Por isso, você deve colocar seu lar em ordem o quanto antes.

A bagunça pode ser bem-vinda em certos momentos de lazer. Mas, no dia a dia, ela acaba prejudicando sua rotina e fazendo com que as tarefas demorem mais tempo para serem concluídas. Além disso, uma casa desorganizada ainda prejudica sua concentração e gera estresse.

Nesse ebook, nós já te demos dicas detalhadas de como manter o lar em ordem. Mas, você pode começar jogando fora ou doando aqueles itens que não são mais utilizados. Aproveite também para definir um lugar para cada coisa e faça uso de organizadores para garantir que os espaços se mantenham em ordem.

Quer conferir quais são os melhores produtos organizadores para a sua casa? Clique aqui e acesse o nosso site.

Voltar