Sobe e desce no guarda-roupa: saiba como organizar as peças para o outono

Matéria de Irene Loureiro, da Benfatto Organiza, divulgada no site da Gazeta do Povo, no caderno Viver Bem,  dia 04 de abril de 2016.

Organizar o guarda-roupa nem sempre é tarefa fácil, mas com a chegada do outono, tirar um tempo para reorganizar as roupas é algo de extrema necessidade. Atualmente, um dos pontos que favorecem essa dedicação a cada troca de estação é a falta de espaço para acomodar todas as roupas em um mesmo móvel. “Nem sempre as pessoas têm como dispor tudo de forma equilibrada dentro do armário e aí a reorganização dos espaços acaba sendo importante para visualizar melhor o que têm”, explica a personal organizer da Benfatto Organiza, Irene Loureiro.

Pensando no friozinho que começa a vir com mais força a partir de agora, organizar o armário por categorias é uma das dicas que a especialista dá para iniciar o trabalho. Ao setorizar cada divisória e o que precisa ficar em cada uma delas, a pessoa consegue visualizar com mais clareza o que precisa subir e descer no armário. “A partir daí a pessoa precisa definir o que deve ficar em sua prioridade de acesso. Se ela sabe que não vai usar ainda os casacos pesados de inverno não há porque descê-los para o cabideiro”, ressalta. Roupas mais leves como shorts, vestidos de alcinha e roupas de praia podem ser guardados em locais mais baixos e que não ficam tão à vista, por exemplo.

Proteção

Para armazenar as peças, opte por TNT branco (os coloridos podem manchar as peças) para proteger casacos de lã e blusões mais grossos que serão usados somente no inverno. Como em Curitiba o clima é ameno durante todo o ano, guardar peças de meia-estação em prateleiras ao alcance da vista é um trunfo a mais e ajuda a evitar grandes deslocamentos. “O espaço que a pessoa tem determina onde cada coisa fica”, pontua Loureiro, “por isso essa é uma ótima oportunidade de fazer uma triagem nas peças”.

A regra básica é: se a roupa ficou muito tempo sem ser usada, é hora de repensar se ela é realmente necessária ou pode ser doada. Com isso em mente, aproveite o feriado para olhar o que fica ou vai embora, sobe ou desce dentro do seu guarda-roupa. Pode ter certeza que o resultado será muito positivo (e pode até abrir um espacinho a mais para a compra de outras peças).

CHECK LIST

Veja algumas dicas para conservar suas roupas:

– Guarde suas roupas em packs de TNT, eles permitem que a roupa respire e se mantenha limpa após o tempo de guardado;

– Plástico retém umidade, elimine completamente esse material do seu móvel para evitar mofo e manchas causadas pela umidade;

– Coloque pimenta do reino em saquinhos de TNT espalhados pelo guarda-roupa. Isso ajuda a espantar as traças, muito comuns no Brasil;

– Lave aos poucos o que ficou com cheiro de guardado;

– Areje as peças que não precisam de cuidados especiais.

Fonte: http://www.gazetadopovo.com.br/viver-bem/moda-e-beleza/sobe-e-desce-saiba-como-organizar-seu-guarda-roupa-para-o-outono/

Voltar