Rotina de organização e limpeza para quem é ocupado

Manter a casa arrumada nem sempre é uma missão fácil. Ainda mais com as rotinas cada vez mais atribuladas. Por isso, se você trabalha muito e não tem tempo e disposição para fazer a faxina da casa, separamos algumas dicas sobre como montar uma rotina de organização e limpeza para quem é ocupado.

Para começar:

A primeira coisa que você deve analisar é quanto tempo há disponível diariamente para fazer a limpeza da casa. É claro que isso depende muito do tamanho do seu lar. Sendo assim, faça uma lista de tudo o que precisa ser feito e analise quanto tempo essas tarefas demandam em média. Dessa forma, será possível montar um cronograma de acordo com as necessidades da casa e a sua disponibilidade. Não esqueça também de dividir as tarefas com as outras pessoas que moram no local. Afinal, quanto mais gente ajudar, mais fácil será manter tudo em ordem.

Tarefas diárias

Algumas tarefas são fundamentais e precisam ser feitas todos os dias. Dentre as principais, estão: arrumar a cama, lavar e guardar a louça e tirar os lixos. Além disso, procure criar o hábito de sempre que for trocar de cômodo, tirar dele alguma coisa que esteja fora do lugar. Dessa forma, o trabalho não se acumula e você ainda poupa tempo e energia.

Plano de 15 minutos

É claro que cada rotina e cada lar tem necessidades diferentes, mas existem alguns roteiros de organização e limpeza para quem é ocupado que podem ser usados como base. Se você tem apenas 15 minutos diários para se dedicar à faxina, procure separar os cinco dias úteis da semana da seguinte forma:

  1. Primeiro dia: varra a casa.
  2. Segundo dia: tire o pó dos móveis.
  3. Terceiro dia: faça a higienização do vaso sanitário e da pia do banheiro. Além disso, limpe também a bancada da cozinha.
  4. Quarto dia: passe pano no chão da casa.
  5. Quinto dia: escolha uma gaveta ou prateleira para ser organizada.

Plano de 30 minutos

Se você tem um pouco mais de tempo para os afazeres domésticos, você pode separar um dia para cada cômodo. Por exemplo, na segunda-feira você limpa e organiza o quarto, na terça-feira cuida da cozinha, na quarta-feira da área de serviço e assim por diante. Na outra semana, repete o processo.

Outras tarefas

Mesmo seguindo uma rotina de organização e limpeza para quem é ocupado, em alguns dias será necessário dar um pouco mais de atenção para o lar. Afinal, algumas tarefas podem ser mais pesadas, demandam mais tempo e precisam ser feitas quinzenal ou mensalmente. Por isso, separe um dia no final de semana para fazer uma faxina mais completa. E não esqueça de tarefas como: trocar a roupa de cama e as toalhas; limpar vidros, espelhos e azulejos; lavar roupas, tapetes e cortinas; limpar o fogão e a geladeira; checar a despensa; ir ao mercado e passar a roupa.
Voltar