Quem é a Irene à frente da Benfatto?

Queridos leitores, após tantos anos de blog, já passou da hora de me apresentar. Meu nome é Irene Loureiro e sou personal organizer. Mas nem sempre atuei nessa área.

A minha história começou em São Paulo, mais precisamente no bairro do Ipiranga. Mas, a minha paixão pela organização só começou a crescer em Curitiba, anos depois. Formada em administração, com ênfase em análise de sistemas, me vi finalizando uma faculdade que não era bem o que eu imaginei.

Mesmo assim, fui até o fim. Com o diploma em mãos, atuei na área de implantação e treinamento de sistemas. E adivinha o que mais me chamou a atenção nesse setor? A organização que a implantação de projetos demanda, além da interação com o público que os treinamentos oferecem.

Como me tornei personal organizer?

A forma como me vi como personal organizer é um tanto curiosa. Na verdade, tudo começou de uma maneira inesperada: com meu irmão. Foi o Iuri que me presenteou com o livro “Acabe com a Bagunça”, da Cynthia Ewer, e literalmente me disse:

Vocês já podem imaginar o quanto esse livro e a dedicatória dentro dele se tornaram importantes para mim, verdadeiros tesouros. Foi assim que, com 41 anos, me descobri como personal organizer e, enfim, encerrei minha carreira na área corporativa.

O nascimento da Benfatto

Em agosto de 2007, eu já estava decidida a atuar como personal organizer. Mas, mesmo decidida, parecia que ainda faltava uma peça importante. No final do mesmo mês, eu descobri que essa peça era, na verdade, minha sócia. No dia 31, conheci Cristiane Rebello, uma pessoa incrível que fez parte da minha vida de empreendedora por mais de 13 anos.

Mas e o nome “Benfatto”? Como boa descendente de italiano, você já pode imaginar qual é a origem desse nome. E é claro que a tradução literal dessa palavra não poderia ser outra: bem feito! Essas duas palavrinhas guiaram e ainda guiam toda a minha trajetória como personal organizer.

O primeiro cliente

Sabe aquele friozinho na barriga que sentimos ao fazer algo novo? Pois bem, nós fomos além. Na nossa primeira visita, eu e Cristiane suavamos frio, tamanho era o nervosismo. Mesmo assim, mergulhamos de cabeça em todo o processo. E foi logo no nosso primeiro cliente que percebemos algo fundamental: qualquer vaidade precisava ser deixada de lado, para que o foco total fosse no resultado do cliente.

E foi tendo isso como princípio que levamos a organização para a vida de inúmeras pessoas. Hoje, posso orgulhosamente afirmar que auxiliei diversos clientes em momentos especiais de suas vidas, atuando desde a organização de casamentos, até na mudança de casa e chegada do primeiro filho.

O crescimento da Benfatto

Em pouco tempo, vi nossa empresa tomar forma e crescer. Logo no terceiro ano, criamos nossa própria linha de produtos, com uma parceria que dura até hoje. Sem falar que também ampliamos a gama de serviços. Além da mudança residencial e demais serviços já prestados, a Benfatto foi pioneira ao oferecer treinamentos personalizados para empregada doméstica em domicílios.

Mas não foi apenas nisso que fomos pioneiras. Quando decidi me tornar personal organizer, ninguém sabia ao certo o que era essa profissão. Por isso, foi preciso desbravar essa área e investir em prospecção. Essa foi uma das nossas decisões mais acertadas, já que o nosso site se tornou uma das grandes referências no assunto.

A Irene de hoje

Desde quando me descobri como personal organizer, a palavra de ordem de todos os meus dias tem sido “facilitar”. Essa se tornou minha grande meta. Inclusive, me vejo mais como facilitadora do que como professora. Gosto de participar de processos completos, com começo, meio e fim. Ou seja: para mim, tudo precisa de um desfecho, uma conclusão.

Mas é claro que também existe o meu lado professora. Afinal, além de atuar como personal organizer, também me tornei instrutora OZ!, virei coordenadora de conteúdo e até mesmo palestrante em grandes eventos, como o Congresso Personal Organizer Brasil. Quando estou ensinando, me preocupo principalmente em proporcionar uma boa dose de conhecimento, com didática e leveza, além de conteúdo de máxima qualidade.

Com tudo isso dito, tenho uma certeza sobre mim: gosto de proporcionar soluções para as pessoas. E mais: amo ser facilitadora! Quem diria que aquela Irene que se formou em administração e atuava com implantação de sistemas, teria como propósito facilitar a vida de incríveis mulheres empreendedoras e que poderia fazer a diferença na vida de tantas pessoas.

Isso é um pouquinho da minha história! E se você gostou de saber mais sobre mim, clique aqui e acompanhe o meu instagram.

Voltar