Qual cor usar para cada ambiente da casa?

Desde a antiguidade, a influência das cores no comportamento do ser humano é conhecida e estudada. Hoje, nenhuma grande marca do mundo dos negócios, por exemplo, deixa de estudar o efeito que cada cor usada em um produto ou peça publicitária vai provocar no público final. Da mesma forma, na casa de cada um de nós, esse poder também se manifesta de formas diferentes.

Cada cor desperta sensações distintas, como a tranquilidade, a agitação ou a concentração, mas com tantas opções, qual cor devemos usar para cada ambiente? Confira algumas dicas de cores que podem ser utilizadas nos cômodos da casa de acordo com a intenção desejada.

Hall

O hall de uma casa é a primeira coisa que o visitante vê e, dessa forma, é o cartão de visitas do ambiente. Por exemplo, se o hall é pequeno e tem pouca iluminação, use o cinza claro ou o pêssego. Nos rodapés e no roda-teto, utilize o branco para criar um contraste com a pintura das paredes.

Home office

A cor do home office pode estar sintonizada com o tipo de trabalho realizado. Profissões que necessitam de um ambiente criativo, como o jornalismo ou a arte, combinam com o amarelo, por exemplo. Já as tarefas que exigem tranquilidade podem ser influenciadas por um ambiente que utilize cores de nuances frias e claras, como o azul.

Sala de estar

Cores claras e neutras como o verde camomila, o salmão e o rosa deixam o ambiente mais acolhedor e tranquilo. Já tons como o vermelho, carregam o ambiente com uma energia mais “urgente”.

Sala de TV

A maioria das famílias costuma passar muito tempo na sala de TV assistindo filmes, esportes ou séries. Procure usar cores escuras como o azul royal, o vinho ou o azul petróleo, pois elas estimulam a concentração nas imagens que estão sendo mostradas. Evite o vermelho e o laranja, pois são cores vibrantes que atrapalham a visão.

Quarto do casal

“Aqueça” o ambiente com cores românticas, como o rosa ou o violeta. Já na cabeceira da cama, você pode usar outro tom que contraste com o resto da pintura do quarto, como o vermelho, ou o azul índigo.

Quarto das crianças

O foco aqui é uma boa noite de sono para as crianças. Para alcançar esse objetivo, estimule a tranquilidade usando tons pastéis como o amarelo, o verde ou o azul.

Quarto de solteiro

Cores com nuances fechadas, como o cinza e o azul com tonalidade mais forte, ajudam a manter o ciclo do sono regulado. Use sempre os tons pasteis.

Banheiro

Nos banheiros, tradicionalmente são usados tons claros como o verde (que dá uma sensação “refrescante” ao ambiente), o branco (que remete a limpeza), o azul ou o rosa (que dão um clima mais vintage).

Cozinha

Cores vibrantes como o vermelho e o amarelo estimulam o apetite. Se você quer um ambiente mais tradicional, use o branco. Ele cria uma atmosfera de limpeza na cozinha e, além disso, os alimentos passam a ser o foco principal no ambiente.

Sala de jantar

Da mesma forma que na cozinha, a alimentação é a linha mestra desse ambiente. Utilize cores claras (pêssego, lilás rosado, goiaba ou verde maçã) ou tons fortes (laranja, vinho ou vermelho).

Voltar