Professor! Aprenda a organizar seu material corretamente

Os professores tem uma das funções mais importantes: transmitir conhecimento. E para que isso seja feito da melhor maneira possível, é preciso criar estratégias, usar métodos de ensino, preparar aulas e buscar formas de manter os alunos atentos aos novos conteúdos. Uma das melhores formas de garantir o bom desempenho, tanto do professor, quanto da turma, é manter uma boa organização. Mas, se você não sabe em quais pontos pode melhorar, separamos algumas dicas sobre como organizar seu material e sua rotina

Use uma agenda

A primeira dica pode parecer um pouco óbvia, mas quem ainda não utiliza uma agenda, deve tentar usar esse recurso. Ela pode ser online ou física e pode ser preenchida de diversas formas. O importante é encontrar um sistema que funcione para você e que aumente sua produtividade. Nessa agenda, o professor pode planejar seu dia, sua semana e até seu mês de conteúdos. Aproveite para anotar o que será passado em cada aula e as atividades especiais que foram criadas para aumentar a participação dos alunos. Dessa forma, você conseguirá organizar seu material de aula de acordo com o que foi previamente estipulado.

Use as ferramentas do Google

Se você ainda não usa o Google Docs, Planilhas e Apresentações, chegou a hora de experimentar. Com essas ferramentas, você nunca esquecerá o que foi preparado para as aulas. Afinal, todos os documentos ficam salvos na nuvem e podem ser acessados de qualquer lugar que tenha internet. Você inclusive pode separá-los por pastas, para facilitar a organização com a ajuda do Google Drive.

Prepare suas aulas com antecedência

Para que o professor possa organizar seu material, é fundamental que o planejamento das aulas seja feito com antecedência. Além de garantir que todos os itens necessários para a aula estarão em ordem, você ainda mostrará mais confiança para passar a matéria. Sem falar que trabalhando dessa forma, você terá mais tempo para verificar qual é a melhor forma de transmitir os conhecimentos e para pensar em exercícios e atividades específicos para ajudar no aprendizado dos alunos.

Comece a aula com tudo pronto

Para não perder nenhum minuto da aula, trabalhe novamente com antecedência. Procure imprimir tudo o que é preciso antes do horário e peça para que a instalação de qualquer dispositivo eletrônico seja feito durante os intervalos, por exemplo. Dessa forma, as aulas serão realmente aproveitadas, sem desperdício de tempo.

Use o tempo a seu favor

E por falar em tempo, lembre sempre de planejar suas aulas conforme o período que você tem disponível. É preciso ter equilíbrio para que o seu rendimento seja positivo e para que os alunos não recebam um excesso de informação, garantindo que a aula não fique muito cansativa e a produtividade se mantenha alta.
Voltar