Por onde começar uma reforma em casa?

Fazer uma reforma em casa não é fácil, mas é importante para resolver algum problema ou mudar o estilo de um ou vários ambientes. Para que não se transforme em uma dor de cabeça, é necessário organização e planejamento. Evite prorrogar a reforma: assim que identificar os sinais de que é hora de mudar, mude.

A reforma começa com um motivo, como, por exemplo:

Se você está cansado da arquitetura e da decoração atuais e quer dar uma cara nova ao local;
Falta espaço para guardar suas coisas e desapegar delas não é uma opção;
A cozinha, o quarto ou o banheiro são antigos e precisam de uma modernização;
Ampliar um ambiente, retirar ou deslocar paredes divisórias;
Paredes: tinta descascando, rachaduras, vazamentos, entre outros problemas;
Novas fases da vida pedem mudanças específicas na casa/apartamento: casamento, adoção de pets, filhos, novos hobbies, etc.;
Adaptação da casa/apartamento com ideias sustentáveis;
Acréscimo de iluminação, seja natural ou artificial, para casas/apartamentos muito escuros;
Precisa arrumar a casa/apartamento para vender? O bom da reforma é que, geralmente, ela acaba aumentando o valor de venda da residência.

E agora? Por onde começar uma reforma em casa?

Planejamento

Como já foi mencionado, o planejamento é essencial para uma reforma em casa. Recomenda-se que seja feito um plano tanto do orçamento quanto das modificações em si. Caso você more em um prédio ou condomínio, ou ainda a casa/apartamento seja alugada, o planejamento da reforma deve ser apresentado ao síndico e/ou proprietário do imóvel.

Coloque tudo no papel e especifique bem as quantidades e os tipos de materiais que irá precisar. Assim, fica mais fácil fazer a pesquisa de preços e, consequentemente, você economizará nas compras.

Contratação de profissionais

Quer evitar “abacaxis” para resolver depois? Quer economizar de verdade? A dica é contratar profissionais. Caso você não seja mestre em DIY (Do it yourself) – e mesmo que você seja -, é muito melhor contar com a experiência deles do que se aventurar a fazer sozinho, se arrepender e ter que gastar o dobro para consertar.

Arquitetos e engenheiros, por exemplo, podem ajudar a evitar danos na estrutura. Tais profissionais estudam a planta do local para que as modificações não prejudiquem canos, fios e vigas. Eles terão responsabilidade técnica, que significa que se algo der errado, eles precisam encontrar a melhor solução.

Compra de materiais

Na hora de escolher os materiais para a reforma, lembre-se que eles podem ser baratos, mas desde que sejam de qualidade, duráveis. Peça ajuda de um profissional para que ele indique onde e como economizar, sem arruinar o projeto.

Cronograma

Estabeleça prazos, combine com todos os envolvidos no projeto e na execução, e faça o acompanhamento de perto do andamento da reforma.
Voltar