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Personal organizer + organização de carreiras
Introdução
Toda mudança vem acompanhada de uma certa hesitação. Mas, quando o assunto é transição de carreira, a preocupação é ainda maior. Afinal, ao mesmo tempo em que se deve buscar atuar com o que faz com que você se sinta realizada profissionalmente, todos temos contas para pagar. E o medo de não conseguir ser bem sucedida e se estabilizar financeiramente é o que impede muitas mulheres de finalmente seguirem o sonho de ser personal organizer.
Se você também tem esse desejo, mas não sabe por onde começar, está no lugar certo! Neste ebook, nós vamos te dar o passo a passo com tudo o que você precisa fazer para se planejar e organizar a sua transição de carreira.
Está pronta? Vamos lá!
Passo a passo para organizar sua transição de carreira
1º Aumente seu autoconhecimento
Mudar de carreira é um processo que exige tempo e reflexão. Afinal, antes de mais nada, é preciso ter certeza de que esse é o caminho que você deseja seguir. Por essa razão, é fundamental reservar um tempo para refletir e se autoavaliar. Somente dessa forma você terá certeza se está realmente na hora de mudar.
Para te ajudar nessa tarefa, separamos algumas perguntas que você deve responder:
- Por que ainda não mudei de carreira?
- Eu conseguiria manter meu emprego atual por mais 10 anos?
- O que eu faria, mesmo que não ganhasse nada por isso?
- É possível fazer de um hobbie, como a organização, meu trabalho e principal fonte de renda?
- Eu seria mais feliz mudando de emprego? Por quê?
- O que me impede de alcançar o que almejo?
Esses são apenas alguns exemplos de questões que precisam ser consideradas antes de iniciar o processo de transição de carreira. Se achar necessário, pode incluir outras nessa lista.
Mas não deixe de fazer essa tarefa. Essas perguntas são essenciais para aumentar o seu autoconhecimento. Entretanto, para que esse objetivo seja alcançado, é fundamental respondê-las com sinceridade.
2º Conheça a profissão
O próximo passo para quem deseja se tornar personal organizer é estudar a fundo a profissão. Quem trabalha como personal organizer tem como foco principal a organização. Essa profissional ajuda outras pessoas a organizarem ambientes e também suas vidas, de maneira geral.
Na maioria dos casos, você vai auxiliar clientes que estão com dificuldade para equilibrar suas rotinas. Afinal, as pessoas estão cada vez mais atribuladas com trabalho, família, filhos, academia, estudos… E para mudar essa situação um tanto caótica, eles buscam ajuda. É nesse momento que a personal organizer se faz necessária.
3º Compreenda o que significa ser uma profissional liberal
Uma personal organizer geralmente é uma profissional liberal. Ou seja, ela trabalha por conta própria, cuida do seu próprio negócio e não possui vínculo empregatício. Na prática, isso significa que ela será uma empreendedora e receberá todos os ônus e bônus dessa forma de atuação.
Você terá as vantagens de ir atrás dos seus sonhos, será sua própria chefe, terá maior flexibilidade e poderá assumir total controle da sua vida.
Mas, suas responsabilidades também serão maiores, se comparadas às de um profissional com registro em carteira assinada. Você vai precisar prospectar clientes, fazer parcerias, investir seu tempo e dinheiro e muito mais. Afinal, seu salário dependerá dos seus esforços para fazer com que o seu negócio prospere.
4º Entenda que você vai trabalhar com pessoas
Neste ponto, você já deve estar ciente disso, mas é sempre bom relembrar. Uma personal organizer não atua apenas na organização de espaços físicos. É verdade que é fundamental realizar uma análise profunda dos ambientes de cada projeto. Mas, mais do que isso, a profissional precisa compreender a personalidade e o estilo de vida do cliente.
Afinal, se o objetivo é que o cliente consiga manter a organização, ela precisa ser personalizada.
Isso significa que para atuar como personal organizer, não basta apenas gostar de organização. Também é preciso gostar de trabalhar com pessoas e saber se conectar com elas. Somente dessa forma você conseguirá compreender as dores e necessidades dos seus clientes, oferecendo um serviço ainda mais completo.
5º Invista em conhecimento
Como em toda profissão, os cursos são fundamentais para que você aprenda a atuar como personal organizer. Mas eles também são necessários para que você saiba como estruturar o seu negócio. Em um curso completo, você aprenderá a precificar seu serviço, administrar sua empresa e muito mais.
Sem falar que uma certificação também é um grande facilitador para obter credibilidade no mercado.
Vale lembrar que esse passo deve ser revisitado frequentemente, pois as práticas de organização mudam muito rápido (algumas áreas mais do que outras). Por isso, é imprescindível que você esteja sempre por dentro das novidades do mercado.
6º Encontre um nicho
Você provavelmente já sabe que uma personal organizer pode trabalhar em inúmeras frentes. Essa é uma ótima vantagem para quem tem medo de que o mercado esteja saturado. Para quem é muito generalista, talvez ele esteja um pouco. Mas, ao se dedicar a um nicho específico, o mercado nunca estará saturado para você.
Quer conhecer algumas das suas opções? Confira a seguir:
- Mudanças: a profissional que atua com esse nicho planeja, gerencia e executa projetos de organização de mudança residencial.
- Baby organizer: se especializar como baby organizer significa que você vai ajudar as famílias com os preparativos para a chegada de um bebê.
- Home: esse é o nicho mais clássico, já que reúne as profissionais que trabalham na organização de residências.
- Organização Digital: a profissional especialista nesse nicho atua principalmente com arquivos digitais, deixando eles em ordem e encontrando formas de fazer com que a tecnologia trabalhe a favor dos seus clientes.
- Atendimento ao idoso: esse é um dos nichos mais novos do mercado e diz respeito às profissionais especialistas em cuidados específicos com idosos, como organização de remédios, lençóis para idosos acamados e muito mais.
- Viagens: a personal organizer que atua nesta frente é especialista na organização de malas para viagens, garantindo que os clientes levarão tudo o que é necessário para suprir suas necessidades.
- Corporativo: diferente dos nichos anteriores, o foco aqui é a atuação em espaços corporativos. Isso inclui a organização de documentos, ambientes e muito mais.
7º Aprenda sobre Marketing Digital
Você sabia que o Brasil é o terceiro país que mais usa redes sociais? De acordo com estudo divulgado pela plataforma Cupom Válido, os brasileiros passam em média 3h42 conectados todos os dias. Mas o que isso tem a ver com o seu negócio? Tudo!
Afinal, isso significa que os seus clientes estão nas redes sociais e utilizá-las é uma excelente forma de alcançar seu público-alvo. Por essa razão, é tão importante aprender sobre marketing digital. Com esse conhecimento, você saberá como usar essas plataformas a seu favor, para mostrar sua autoridade no assunto e conquistar cada vez mais clientes.
Pronto! Agora você já conhece todo o processo para se tornar uma personal organizer. Basta apenas dar o primeiro passo para começar sua transição de carreira. E se você quiser se aprofundar ainda mais na profissão, clique aqui e acesse o nosso blog.
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