Organize as Finanças

Se já passou pela aflição de descobrir que gastou mais do que deveria no mês, então as dicas que daremos hoje serão especialmente para você! É fácil distrair com itens que não tem necessidade nenhuma de serem adquiridos. Eles acabam dificultando os grandes objetivos, como a aquisição de uma casa ou uma viagem internacional! Portanto, organize as finanças para que isso não aconteça.

Reúna as contas a serem pagas em um local que seja visível e que não atrapalhe ninguém, para facilitar a lembrança das datas. Assim que estiverem pagas, os recibos podem ser colocados em uma pasta, divididos por mês. Deste jeito, caso você necessite provar o pagamento de uma conta, não será necessário virar a casa de cabeça pra baixo até encontrá-los!

Para um controle melhor, crie uma planilha na agenda ou no Excel e anote todas as despesas. Faça as contas e verifique quais são, em média, os gastos fixos, os variáveis e os eventuais. Anote sempre o valor do salário líquido no topo da planilha e registre embaixo todos os valores gastos. No próximo mês, defina um valor para cada um dos grupos indispensáveis como moradia, água, luz, telefone, alimentação, higiene, transporte, internet e vestuário.

O cartão de crédito pode ser tanto o mocinho quanto o vilão das finanças! Por permitir o pagamento em outra data, é fácil esquecer os limites. Gastos desnecessários podem ser feitos em grande quantidade, o que complica a organização. Por isso, cuide para que todas as contas caibam no salário, sem que seja preciso fazer empréstimos. Fuja das estatísticas de inadimplentes!

Economizar é a melhor opção, sempre. Reduzir os gastos eventuais permite que você possa guardar para emergências, para aplicar em um fundo de aposentadoria ou para financiar alguns mimos.

Organizar aqui, guardar ali… E, no fim, as finanças entram no eixo!

 

Voltar