Organizando a mudança de casa

Mudar de casa nunca é um trabalho fácil. Deixar um local onde aconteceram muitos bons momentos e começar novas histórias em outro lugar pode assustar, mas é necessário. Na hora de empacotar tudo, o melhor jeito de não perder ou danificar suas coisas é a organização! E a Benfatto te ajuda com as melhores dicas de mudança, acompanhe:

Ok, você decidiu se mudar e, para isso, você necessita definir uma data. Se possível, marque com certa antecedência, tente se planejar. Próximo passo é avisar os síndicos, caso você more em condomínios e apartamentos. Decida se a mudança será feita por carro, de pouco em pouco, ou vai contratar uma transportadora.

Ao contratar uma transportadora, peça indicação dos amigos. Peça orçamento para várias empresas. Pesquise reclamações delas no Procon e analise as cláusulas do contrato. Não aceite serviços que não possuam seguro. A empresa deve ser contratado, no máximo, uma semana antes da mudança.

A seguir, faça uma lista de materiais: consiga caixas de papelão, separe todas as malas que você possui, fitas adesivas, canetas marcadoras, elásticos de dinheiro e jornais velhos. Há algumas lojas que vendem kits de mudança para aquelas pessoas que não tem tempo para correr atrás dos materiais. Lembre-se de comprar os objetos novos necessários para a casa nova. Agende para resolver instalações, desligamentos e transferências de assinaturas e serviços como revistas, jornais, TV a Cabo. Faça também uma lista de prioridades, colocando os itens em ordem. Defina prazos para estes itens e tente cumpri-los.

Comece com um cômodo por vez. Antes de iniciar o trabalho nele, devolva os objetos que não pertençam àquele lugar. Doe tudo aquilo que você não precisa mais ou que não usa há mais de dois anos. Desapegue! Móveis e eletrodomésticos que não serão levados podem ser vendidos para amigos ou em sites de vendas online. Uma opção para os moveis que serão levados é desmontar, guardando porcas e parafusos em pequenos sacos plásticos de fecho hermético, devidamente identificados.

Objetos frágeis devem ser protegidos com plástico-bolha. Guarde as coisas pesadas em caixas pequenas e as coisas leves em caixas grandes.

Próximo passo é marcar as caixas: “Frágil” ou “Pesado”, quando necessário. Identifique qual cômodo pertence, onde estavam aquelas coisas, a quem pertencem e a numeração da caixa (por exemplo: Quarto da Joana, armário, caixa 1 de 6). Em um caderninho, liste o que está em cada caixa. Lembre-se: quanto mais organizado o processo, mais fácil será para encontrar tudo depois.

Deixe para embalar nos último dia: louças de uso diário e alimentos. Mude seu endereço de correspondências nos Correios e bancos. Peça a ajuda dos de amigos para o grande dia.

No dia da mudança, atenção! Pertences pessoais, tais como documentos importantes e itens valiosos, não devem ir com a mudança. Combine com algum amigo para que ele fique com seus filhos e animais de estimação durante a mudança. Separe duas mudas de roupas para cada pessoa da família, lençóis e itens de higiene e coloque em uma mochila, ou seja, imagine o que você precisaria levar se fosse ficar em um hotel. Afinal, dependendo da hora que você terminar de descarregar tudo, estará cansada e talvez não consiga desencaixotar tudo que precisa. Não se preocupe, deixe para o dia seguinte!

 

Voltar