Método GTD: conheça e organize-se

Matéria divulgada no Blog do Elo7, no dia 8 de junho de 2016. 

Falar de ferramentas de produtividade dá assunto! São várias, aliás, o que mais se discute hoje em dia é sobre produtividade, qualidade de vida, tempo… Inclusive a frase “tempo é dinheiro” poderia ser reescrita, hoje em dia, “tempo é felicidade!”.

Se você tem dificuldade em gerenciar suas tarefas, seus projetos, seu dia a dia,  talvez se sinta pressionado a usar alguma ferramenta ou aplicativo, só que às vezes você acha o processo difícil por causa do volume de dados para cadastrar e controlar, acaba desistindo e volta para suas eternas listas ou checklists que parecem não funcionar .

Minha sugestão é não se prender de imediato a um aplicativo, mas, ao método.

método-gtd-a

Conheça o Método GTD

O método GTD conhecido como Getting Things Done (A Arte de Fazer Acontecer) criado por David Allen está praticamente consagrado, só que como ele sempre é associado a aplicativos como Evernote, Wunderlist, Toodledo e por aí vai, fica a impressão de que é algo complicado, mas não é! O método em si se baseia em regras simples de serem incorporadas na rotina diária divididas em cinco etapas:

  1. Coleta de tarefas que necessitam da sua atenção
  2. Processamento daquilo que elas significam e o que você precisa para realizá-las
  3. Organização dos resultados
  4. Revisão das opções de como…
  5. …Fazer determinada coisa

Método GTD: aplicando na prática

Acho que o mais bacana do Método GTD é pegar sua essência e aos poucos incorporar na sua rotina, então, vamos ver algumas dicas pra você conseguir fazer isso:

Como o conceito é esvaziar sua mente você teria que relacionar tudo o que chama atenção na sua vida, mas considero arriscado colocar todas as coisas da sua vida de uma só vez nesta caixa de entrada. Acostume-se primeiro com o método. Passe para este caderno, planilha ou espaço um ou dois assuntos da sua vida que estão chamando sua atenção, ocupando sua mente, por exemplo,  um projeto do trabalho e a manutenção de algum espaço da sua casa.

método-gtd-planner

O método tem cinco passos mas, vou te dizer uma coisa, só o fato de fazer o primeiro passo (coleta ou captura) esvaziando sua mente já vai te ajudar a tomar decisões. Tudo o que está guardado na sua mente sem ação ou decisão te causa inércia, te perturba e estressa. Que tal testar o método GTD?

A nova versão do livro de David Allen foi publicada em 2015, leia e abra sua mente para o método.

Fonte: http://blog.elo7.com.br/casa/metodo-gtd-organizacao.html

Voltar