Higienização na cozinha – Parte 2

TIPOS DE HIGIENIZAÇÃO

Solução de água sanitária

Também chamada de solução clorada ou de hipoclorito de sódio. Colocar uma colher de sopa para 1 litro de água e deixar os alimentos por 15 minutos para eliminar larvas e bactérias. Depois, lavar em água corrente. Para quem ainda fica com receio do cheiro do produto de limpeza, é só colocar os vegetais em uma solução de vinagre. Atenção: Se for utilizar a água sanitária, verifique no rótulo se o produto está autorizado para uso em alimentos.

Solução com hidrosteril

Vendido em supermercados, farmácias e até feiras livres, é um preparado com hipoclorito de sódio e permanganato de potássio estabilizado que ajuda a higienizar os alimentos, eliminando larvas e bactérias. E o recomendado é colocar duas gotas do produto em meio litro de água e deixar por 15 minutos. Em seguida, é preciso lavar os alimentos em água corrente.

Solução de vinagre

Duas colheres de sopa de vinagre para 1 litro de água, deixar as verduras e as frutas mergulhadas neste preparado por 30 minutos. Se existirem larvas vivas, o vinagre não vai matá-las, mas faz com que se soltem das folhas; é preciso passar novamente em água corrente para eliminá-las da salada.

Solução de bicarbonato de sódio

Uma colher de sopa de bicarbonato para 1 litro de água, deixe os vegetais, frutas e hortaliças de molho por 25 minutos. O bicarbonato elimina de 80% a 90% de agrotóxico de verduras.

Tão importante quanto a higienização dos alimentos, a limpeza da cozinha está diretamente relacionada com a manutenção da saúde das pessoas.

Higiene Pessoal

Independente do alimento ou da receita a ser preparada, o cuidado na preparação dos alimentos e o respeito as regras de higiene são fundamentais para as pessoas que cozinham, seja trabalhando no ramo ou para consumo próprio e da família. As bactérias estão presentes nos cabelos, no nariz e garganta, nas mãos e nas roupas.  Por isso, durante o preparo e manipulação dos alimentos, é importante seguir as seguintes orientações:

  • Use sempre avental e troque por um limpo com frequência
  • Use os cabelos presos e cobertos com touca ou rede.
  • Lave bem as mãos e os antebraços com sabão antes de preparar os alimentos e depois de usar o banheiro, de atender o telefone e de abrir a porta.
  • Não seque as mãos no avental.
  • Esfregue as mãos com um pouco de produto antisséptico.
  • Mantenha as unhas sempre limpas evitando acumular sujeira e microrganismos nocivos à saúde.
  • Procure cozinhar sem anéis, joias ou outros adornos, que podem ocultar sujeiras e bactérias.

Higienização dos Utensílios

Tábuas, potes e buchas podem acumular restos de comida que favorecem a proliferação de bactérias.

Os utensílios usados no preparo das refeições devem ser muito bem lavados para evitar contaminação durante a manipulação. A contaminação pode ocorrer ao cortar uma carne assada em uma tábua que anteriormente foi usada para fatiar uma verdura crua. Isso ocorre porque alimentos crus que não foram higienizados podem conter inúmeros micro-organismos, causando o que os especialistas chamam de “contaminação cruzada” que é a maior causa de intoxicações alimentares. Não esqueça de manter a bancada onde manipulamos alimentos sempre limpa.

  • Alimentos crus são fontes potencias de contaminação e o armazenamento deve ser feito separadamente dos alimentos que já estão prontos para comer.
  • Nunca devemos usar os mesmos utensílios para preparar alimentos crus e cozidos.
  • Use utensílios e pratos separados para a carne crua e cozida.
  • Não prepare saladas nas tábuas de cortar que tenham sido usadas com carne crua.

Perdeu a parte 1? Confira clicando aqui!

Fique de olho para a parte 3 aqui no blog 🙂

Voltar