Higienização na cozinha – Parte 1

Higienização dos alimentos e área de manipulação

Os cuidados de Higienização na cozinha são necessários desde a hora que as compras chegam do mercado ou da feira, durante a manipulação dos alimentos e também com os utensílios de maneira geral.

Na hora de cozinhar, além de se preocupar com a qualidade dos alimentos, é fundamental a preocupação com as condições do ambiente e do preparo da comida, que deve ser feito de maneira a evitar riscos para a saúde. Para isso, alguns cuidados com a higiene são fundamentais! Veja algumas dicas de Higienização na cozinha abaixo:

RECEBENDO AS COMPRAS

Antes de guardar qualquer alimento na geladeira ou até mesmo na despensa é importante tomar alguns cuidados com bactérias e outras impurezas que podem fazer mal a saúde.

  • Frutas e verduras devem ser lavadas, mas caso a higienização não seja feita logo que cheguem do mercado ou da feira, o ideal é trocar todos os saquinhos plásticos por sacos limpos. Esses saquinhos carregam a sujeira de todo trajeto por onde passaram: carrinho, caixa do mercado, porta malas, elevador e assim por diante.
  • As carnes também devem ser retiradas das embalagens e acomodadas em recipiente com tampa.
  • As latas de refrigerante, embalagens plásticas, ou qualquer produto que vá direto a boca devem ser lavados com detergente e água corrente antes de guardar.
  • Alimentos em conservas não devem permanecer nas latas depois de abertos, transfira o conteúdo para um recipiente com tampa, sempre imersos na salmoura. Esses alimentos podem ficar na geladeira por até dois dias.
  • Os ovos não podem ser lavados antes de irem para a geladeira porque têm a casca porosa e, com a lavagem, a água entra dentro do ovo e a sujeira pode ir junto. Guardar os ovos em uma travessa e lavá-los somente antes do uso.

HIGIENIZAÇÃO DOS ALIMENTOS

Sabemos que as frutas, verduras e legumes, antes de chegar à nossa mesa, passam por um processo de plantio e armazenamento onde acumulam micro-organismos e substâncias tóxicas, por isso o cuidado com a limpeza dos alimentos é fundamental para garantir um consumo saudável e evitar contaminação. A manipulação inadequada dos alimentos e a Higienização na cozinha malfeita podem nos expor a estes agentes de contaminação causando infecção e intoxicação alimentar.

 

Processo de higienização de frutas, legumes e verduras:

As frutas cujas cascas não são consumidas – laranja, mexerica, banana – não precisam ser higienizados, mas devem ser lavados em água corrente.

As demais frutas devem ser lavadas e higienizadas em solução clorada. No caso das verduras, lavar folha por folha. Utilizar uma escova limpa e macia para legumes e frutas para retirar a outra parte de resíduos e eventuais agrotóxicos solúveis em água. Não usar sabão ou detergente.

  • 1º passo – Lavar bem as mãos e o local onde serão colocados os alimentos durante e após a higienização.
  • 2º passo – Lavar as frutas, verduras e legumes em água corrente passando os dedos para retirar terra, sujeiras e larvas.
  • 3º passo – Além de descartar as folhas amassadas, pretas e muito amareladas, retire as folhas externas de vegetais (ex. alface, acelga, repolho) para reduzir a carga de agrotóxicos.
  • 4º passo – Coloque as frutas, verduras e legumes de molho em solução clorada durante 15 minutos.
  • 5º passo – Enxaguar em água potável.
  • 6º passo – Se não for consumir estes alimentos no momento, deixe escorrer e seque bem com o auxílio do papel toalha, em seguida coloque-os em um saco plástico próprio para alimentos e refrigere.

Fique atento ao próximo post sobre Higienização na cozinha! Em breve aqui no blog 🙂

Voltar