Guia básico: como organizar a casa

Quer aprender como organizar a casa de forma simples e rápida? Nós separamos algumas dicas que certamente vão te ajudar a manter seu lar em ordem sem muito esforço!

Para começar, separe cerca de 15 minutos diários para fazer a arrumação, focando em um cômodo por dia. Nesse tempo, arrume as coisas que estão fora do lugar, evitando que a bagunça se acumule. Separe também um dia na semana para fazer faxinas mais pesadas e não esqueça de incluir os outros moradores da casa nessas tarefas!

COZINHA

Para que você aprenda tudo sobre como organizar a casa, é preciso saber que cada cômodo merece uma atenção especial. E no caso da cozinha, você já deve imaginar qual é a principal dica: não deixe a louça acumular. Também não esqueça de limpar a pia e o fogão, para evitar insetos.

Para deixar o armário em ordem, empilhe os pratos e use ganchos para as canecas. Utilize divisórias para as frigideiras e travessas, empilhe as panelas e enfileire tampas para ocupar menos espaço. Na despensa, deixe temperos e grãos em potes e organize os demais produtos por categorias.

SALA

Se você quer saber como organizar a casa, precisa aprender a manter o seu principal espaço em ordem: a sala. Lembre-se que quanto menos coisas você tiver no local, mais fácil será organizá-lo.

Separe um lugar para chaves e use um organizador para controles remotos. Evite acumular papéis, por isso jogue fora os que não tem mais serventia e digitalize aqueles que contém informações importantes.

Aproveite pastas para guardar contas, comprovantes e documentos. Se você tem filhos pequenos, separe um local para deixar alguns cestos e ensine os pequenos a guardar os brinquedos lá após utilizá-los.

QUARTO

Para saber como organizar a casa, é essencial arrumar outro cômodo de uso frequente: o quarto. E nesse caso, a principal dica é fazer a cama diariamente. Além disso, também é ideal que você organize as roupas antes de dormir, guardando as limpas e colocando as sujas em um cesto.

No caso de quarto de crianças, doe ou jogue fora os brinquedos que não são mais usados e guarde os demais em caixas etiquetadas.

CLOSET

Para conseguir manter um closet organizado, a principal dica é setorizar o espaço. Faça isso de acordo com a estação, cor ou tipo das roupas.

Separe também um local para joias, bijuterias, cintos e lenços. Quando for fazer pilhas para guardar os itens, evite deixá-las muito grandes, para não amassar as peças. O ideal é colocar no máximo 12 blusas, 10 camisetas e 4 malhas.

É claro que um espaço com menos peças é mais fácil de manter arrumado, por isso doe ou jogue fora o que você não usa mais. Para a roupa de cama, separe os conjuntos e guarde os lençóis e edredons dentro da fronha.

AJUDA EXTRA

Se mesmo com todas essas dicas sobre como organizar a casa você ainda sente dificuldade nesse quesito, uma ótima opção é contratar um Personal Organizer. A Benfatto Organiza oferece serviços que vão desde a organização até um treinamento para você aprender a manter tudo em ordem.

A equipe pode te ajudar nas mais diversas situações e ainda mantém contato para garantir que as soluções oferecidas estão sendo úteis para você!

Quer saber mais sobre esse serviço? Entre em contato conosco!

Voltar