Guarda-roupa cápsula: o que é e como montar o seu?

Você já viu seu armário cheio de roupas, mas teve aquela sensação de que não tinha o que vestir? Saiba que você não é a única pessoa que já passou por isso. Essa situação é bastante comum, especialmente quando você não consegue visualizar cada item que você possui, seja pela falta de organização ou pelo excesso de peças. Esse problema pode ter uma solução bastante simples: o guarda-roupa cápsula. Mas o que é esse conceito e como montar o seu? Confira a seguir.

O que é?

Ter um guarda-roupa cápsula ou armário inteligente significa possuir apenas roupas que você realmente gosta e que representam seu estilo. Por essa razão, ele geralmente é enxuto e conta com peças versáteis, que permitem várias combinações.

Existe uma predefinição, que o guarda-roupa cápsula ideal possui 33 peças, para serem utilizadas por um trimestre. Porém, isso não é uma regra. Você pode, por exemplo, montar um armário inteligente por tema ou estação, por exemplo. O que vale é você ter uma quantidade de roupas que supram suas necessidades e que você realmente ama.

Quais são os benefícios do guarda-roupa cápsula?

Primeiramente, o guarda-roupa cápsula faz parte de um estilo de vida minimalista, que consiste em comprar apenas o que você precisa e realmente vai utilizar. Com isso, você e o planeta usufruem de inúmeros benefícios, como:

Peças coringas que você precisa ter:

É claro que o fator mais importante na hora de montar um guarda-roupa cápsula é o seu estilo. Porém, existem algumas peças-chaves que podem te ajudar a deixar seu armário mais versátil e prático. Confira a seguir quais são elas:

Como montar um guarda-roupa cápsula?

Organização é fundamental

O guarda-roupa cápsula também é sinônimo de organização. Por isso, após definir quais são as roupas que vão compor seu ármário, é fundamental manter tudo à vista, permitindo que você encontre as peças com maior facilidade. Para isso, comece setorizando os itens, com uma divisão que faça sentido para você (por cor, tema, estação ou tipo de roupa).

Depois, comece a dobrar e pendurar as peças conforme os tipos e tecidos das roupas. Nesse texto, nós te ensinamos a fazer isso de forma detalhada. E é claro, não esqueça de usar produtos organizadores para manter cada item no seu devido lugar. Eles podem ser utilizados para organizar gavetas, separar as roupas conforme a estação, manter os acessórios em ordem, entre outras funções.

Para saber mais sobre os produtos organizadores para guarda-roupa, clique aqui.

Voltar