Dicas úteis na hora de lavar roupas

Nada como algumas dicas para facilitar uma das tarefas mais “chatinhas” de se fazer em casa: lavar roupas! Separamos alguns truques bem legais especialmente para você. Confira abaixo algumas dicas úteis na hora de lavar roupas:

1. Planeje a lavagem das roupas

Um bom planejamento para lavar roupas é essencial! Separe as suas roupas em categorias e, em seguida, organize-se para lavar separadamente cada categoria. Exemplo: roupas delicadas, roupas que precisam ser lavadas à mão (como peças com lantejoulas, pedrarias e bordados), roupas manchadas (que necessitam produtos específicos para retirar as manchas), roupas pesadas (como roupas de cama e banho), e assim por diante.

2. Separe as suas roupas

Dica de ouro! Separe as suas roupas por cor, tecido ou grau de sujeira.

Por cor: roupas brancas e claras devem ser separadas de peças pretas e coloridas. Separe as coloridas que não desbotam das coloridas que desbotam, para evitar manchas.

Por tecido: Alguns tecidos requerem lavagem especial. Por isso, verifique a etiqueta para saber se o tipo de tecido pode ser lavado na máquina. Se você não sabe ler os símbolos das etiquetas de roupas, CLIQUE AQUI!

Separe os tecidos delicados, os tecidos que soltam pelinhos e os de fibras sintéticas! Vai facilitar bastante o seu dia a dia.

Por grau de sujeira: As roupas muito sujas (tipo roupas com areia, barro, etc) devem ser separadas das que estão levemente sujas e/ou manchadas.

3. Deixe as peças prontinhas para a lavagem

Uma ótima dica é você deixar as peças prontas para entrarem na máquina, ou seja: abotoe tudo que precisar, feche zíperes, amarre cintos e cordões. Remova broches ou fivelas que possam danificar outras peças dentro da máquina.

4. Não acumule roupas para lavar

O acúmulo sempre atrapalha! Lave aos poucos, assim você sempre terá suas roupas limpinhas quando precisar.

5. Cuidado ao lavar roupas coloridas

Fique atento às regras de lavagem das etiquetas das roupas! Lave as roupas coloridas novas do avesso e em água fria para evitar que desbotem. Outra dica é evitar usar a secadora de roupas, pois ela faz com que as peças coloridas desbotem mais rapidamente.

Quer saber mais? Curta nossa página no Facebook! 🙂

Voltar